DF: Sancionada lei que dispõe sobre ônibus exclusivo do BRT para mulheres

Por Rafael Martins

Foi publicado no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (10) a lei que determina ônibus exclusivo para mulheres no Expresso DF Sul - o chamado BRT Rosa. De acordo com a normativa, os ônibus irão atender este público nos dias úteis, respeitando o limite mínimo de 30% da planilha de horário de pico (manhã e tarde) nos terminais e estações, nas linhas expressas TR 20 - Terminal de Integração do Gama / Rodoviária do Plano Piloto (Expressa) e TR 25 - Santa Maria / Rodoviária do Plano Piloto (Expressa).

A Viação Pioneira, concessionária do Expresso DF Sul, poderá destacar o BRT Rosa entre a frota já dimensionada para a operação nos horários de pico; ou colocar em circulação frota adicional à operante no sistema.

Nos terminais e estações, deverá ser demarcado o local prioritário para o embarque/desembarque de mulheres no BRT Rosa.

A proposta do ônibus exclusivo para mulheres no BRT, de autoria do deputado Leandro Grass (Rede), foi aprovada em março na Câmara Legislativa. A intenção é coibir casos de abusos cometidos por homens dentro do transporte. A inspiração para a lei veio de outra aprovada no legislativo distrital em 2012, quando implantou-se em 2013 o vagão rosa nos trens do Metrô-DF.