DF: Publicação de edital para implantação de zona verde é aprovada

Trânsito no Setor Comercial Sul será modificado
O Conselho Gestor de Parcerias Público Privadas (PPP) do Governo do Distrito Federal aprovou para os próximos dias a publicação de um edital de licitação de empresas interessadas em gerir estacionamentos e o controle de bilhetagem do Zona Verde. Coordenado pelo governador Ibaneis Rocha, o grupo dá início à ação de ordenamento e desafogamento do tráfego do trânsito na região central do Plano Piloto e nas regiões administrativas próximas ao metrô.

“Vamos reforçar as linhas de ônibus e a integração nesses locais. Também estamos trabalhando para criar bolsões de estacionamento mais barato, ou mesmo gratuito, para que as pessoas tenham a opção de deixar seus veículos”, informou o governador, durante o balanço de 100 dias de governo, nessa quarta-feira (10). A proposta é estimular o uso do transporte público, principalmente por moradores de regiões administrativas que trabalham no Plano Piloto.

Conforme o rito de tramitação deste procedimento, a partir do edital as empresas terão prazo de 90 dias para elaborar e apresentar seus estudos. Daí em diante, será elaborado um modelo para a parceria e, após aprovação deste, iniciados os procedimentos para formalização da PPP.

Serão feitos bolsões de estacionamento privilegiando locais próximos dos transportes coletivos – estações de metrô, do VLT e de paradas de ônibus com maior fluxo de pessoas – com uma tarifa mais baixa nas regiões administrativas. No Plano Piloto, projetos de estímulo à micro mobilidade – bicicletas e patinetes – já foram iniciados.

Fonte: Agência Brasília