DF: Palácio do Buriti anuncia melhorias no transporte coletivo do Paranoá

Por Rafael Martins

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Brito, anunciou neste sábado (13) durante do lançamento do SOS DF Justiça na Administração Regional do Paranoá, que, por determinação do governador Ibaneis Rocha, serão feitos estudos de viabilidade, por meio da estatal TCB, para aumentar o número de viagens e frota em operação aos sábados e domingos.

A ação vem em resposta à audiência pública realizada no início do mês pela Administração Regional no terminal rodoviário da cidade para discutir junto a população sobre a melhoria do transporte urbano e montar um comitê de transporte. "Estamos fazendo estudos de melhorias para o transporte. É de extrema importância vir in loco e ouvir as demandas dos moradores da região para acertarmos nas ações”, disse o diretor-geral do DFTrans, Josias do Nascimento Seabra.

Uma das maiores queixas recebidas na audiência foram dos moradores do Residencial Paranoá Parque, que segundo eles, há pouca oferta de ônibus na região e muitos e têm que andar quilômetros para pegar um ônibus. 

Uma das alterações operacionais mais significativas no Paranoá Parque foi a ampliação do itinerário das linhas 0.784, 100.2 e 761.2, passando a rodar também entre os conjuntos 01 e 03, 02 e 04, 06 e 08 e 05 e 07 do Paranoá Parque. Até então, os ônibus contornavam o balão na entrada do residencial e seguiam direto para a 2ª etapa do condomínio. Além disso, a linha 761.2 recebeu o reforço de cinco viagens, passando a operar com onze saídas diárias.

Na ocasião, Seabra informou que a autarquia irá de imediato elaborar um estudo para o aumento de linhas na região e anunciou melhorias na infraestrutura de transporte. "Nos próximos 60 dias, dez paradas de ônibus serão construídas no Paranoá Parque”, disse. O DFTrans também prometeu estudar a possibilidade de todo serviço de passe estudantil ser resolvido no próprio terminal rodoviário do Paranoá.

Segundo o relatório "Estudos Urbanos e Ambientais - Paranoá" elaborado pela Codeplan, a rede de transporte coletivo da cidade conta com 35 linhas urbanas, 03 circulares internos entre Paranoá e Itapoã, e duas linhas rurais.