Entorno DF: Secretaria de Transporte de Águas Lindas discute com o Distrito Federal melhorias para transporte da região

Por Rafael Martins

A implantação de uma faixa reversa na BR-070 entre Águas Lindas e Ceilândia nos horários de pico foi tema de uma reunião na última semana entre o secretário de Transporte de Águas Lindas, Vicente Manoel; e Valter Casimiro, titular da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal. Na ocasião, Vicente Manoel entregou um ofício solicitando a faixa reversível

Na ocasião, Vicente Manoel entregou um ofício solicitando a faixa reversível, em que justifica que hoje a cidade tem em média 250 mil habitantes e as empresas de ônibus realizam 1270 viagens em um percurso de 54 km para transportar cerca de 80 mil passageiros diariamente. Para atender esta demanda, 300 ônibus circulam todos os dias com um tempo estimado de viagem de 50 minutos, porém durante os horários de pico os passageiros levam até três horas para fazerem o mesmo trajeto. Para o secretário, a implementação da faixa reversível na BR-070 trará melhorias na qualidade do trânsito desta região, abrangendo o percurso entre o município e Brasília, com início no Setor “O”.

A via Estrutural conta com seis faixas de rolamento, sendo três sentido Plano Piloto e três sentido Taguatinga. Aplicada há mais de 20 anos, nos horários de pico em dias úteis, ocorre a inversão e a rodovia permanece com as seis faixas em um único sentido conforme o fluxo pendular dos deslocamentos. Desta forma, no período da manhã o fluxo exclusivo para Brasília funciona das 6h às 9h; e a pista Norte fica fechada no sentido Ceilândia, das 5h45 às 9h20. No período da tarde, o tráfego único em direção a Ceilândia ocorre das 17h30 às 19h45; e a pista Sul fica interditada para o fluxo de veículos em direção a Brasília das 17h15 às 20h.

De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER/DF), de manhã, no sentido Plano Piloto, trafegam pela Estrutural, em média, 22,4 mil veículos. À tarde, por volta de 11,1 mil veículos seguem para Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Vicente Pires e outras regiões.