Entorno DF: Confira os novos valores das tarifas de ônibus em 2019

Catedral Turismo - 15146
Por Rafael Martins

Confira abaixo o novo valor das tarifas de ônibus no Entorno de Brasília, autorizado pela ANTT na segunda quinzena de fevereiro. A autorização de reajuste foi de 5,23% para as linhas operadas por empresas com autorização especial.

O objetivo do reajuste é manter o equilíbrio econômico-financeiro das autorizatárias especiais do transporte semiurbano de passageiros. O cálculo da tarifa é feito levando em consideração a totalidade dos custos da operação, que inclui, entre outros elementos, combustíveis, lubrificantes, peças, acessórios, veículos e despesa com pessoal. Cada item de custo tem sua variação apurada por índices oficiais específicos divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

As linhas licitadas operadas pela Taguatur tiveram um reajuste de 2,52%. Segundo a Agência, as tarifas dessas linhas seguem as condições estabelecidas no Contrato de Permissão 001/2015 que consideram extensões e coeficiente tarifário específicos da licitação.

As tarifas abaixo estão por municípios do Entorno e as tarifas com os valores arredondados disponibilizados pela própria ANTT. Os novos valores passam a vigorar a partir de domingo (24).