DF: TCB anuncia compra de 20 ônibus novos

TCB - 10804
Por Rafael Martins

A Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), empresa de ônibus do governo do Distrito Federal, vai comprar 20 ônibus novos zero km ao custo previsto de R$ 14,2 milhões de reais. O edital foi publicado hoje (08) no Diário Oficial, e a aquisição será feita por meio de pregão eletrônico pelo sistema de registro de preço no próximo dia 21/02. 

No julgamento das propostas será adotado o critério de menor valor, observados a compatibilidade do preço em relação ao estimado para contratação, os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade e demais condições estabelecidas no edital. Propostas em desacordo com o certame e preços aquém da realidade daqueles praticados pelo mercado, serão desclassificadas

Após a assinatura do contrato com a vencedora do certame, a frota deve ser entregue num prazo de 120 dias. Os veículos serão fabricados seguindo as especificações técnicas do edital e da Secretaria de Mobilidade, e terão poltronas acolchoadas, motor traseiro, piso baixo, ar-condicionado e Wi-fi; e deverão substituir parte da frota atual, que foi adquirida a partir de 2008. A última renovação foi em 2017, quando a empresa apresentou quatro ônibus zero-km em solenidade no Palácio do Buriti.

Os ônibus novos atuarão nas sete linhas convencionais que circulam no Plano Piloto, que atendem cerca de 2,4 mil passageiros por dia em locais como a Esplanada dos Ministérios, Rodoviária Interestadual e Shopping Popular.

Fundada em 8 de maio de 1961 e iniciando as operações em 1º de junho daquele ano, a TCB foi a primeira empresa de transporte coletivo criada em Brasília. Atualmente a TCB tem 32 ônibus cadastrados no DFTrans e 180 funcionários, operando as linhas 108, 108.3, 108.5, 108.6, 108.7, 108.8 e 131.3, além da prestação de serviço de aluguel de ônibus e a operação da linha executiva 113 Aeroporto (Setor Hoteleiro Norte e Sul).