DF: SEST SENAT qualificará cobradores que queiram se tornar motoristas de ônibus

Por Rafael Martins

O SEST SENAT de Brasília abre oportunidade a cobradores do transporte coletivo que desejam iniciar uma nova carreira como motoristas profissionais por meio do projeto Qualificação de Cobradores. No total, serão 300 vagas para a capital do país em 2019. A unidade de Luziânia, no Entorno do DF, terá 200 vagas. 

De forma totalmente gratuita, a formação promove a mudança da categoria da CNH desses profissionais da categoria B para D. Além disso, serão ministrados os cursos Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros (Resolução nº 168/2004 do Contran) – necessário para o exercício da profissão de motorista do transporte coletivo de passageiros – e Aperfeiçoamento de Motorista para o Transporte de Passageiros, realizado com a prática no Simulador de Direção do SEST SENAT. 

A expectativa é que o projeto capacite em todo o país cerca de 9 mil profissionais nas 46 Unidades Operacionais do SEST SENAT. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 19 de fevereiro no site www.sestsenat.org.br/qualificacao.

Com a chegada da bilhetagem eletrônica, muitas empresas estão eliminando a figura do cobrador a bordo dos ônibus, todavia, desejam manter esses profissionais em seus recursos humanos. “O transporte está mudando, e o SEST SENAT acompanha essas transformações, preparando a força de trabalho para o futuro do setor”, afirma a diretora-executiva nacional da instituição, Nicole Goulart.

Como participar?

Os interessados em participar do projeto de qualificação devem ler atentamente o edital disponível aqui. O documento informa todos os requisitos e procedimentos necessários.

Entre as exigências estão as seguintes: o candidato deverá comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus; possuir CPF; e enquadrar-se nas regras do Conselho Nacional de Trânsito - Contran quanto aos requisitos de tempo de CNH para realizar a mudança de categoria.

Além disso, a regularidade cadastral da empresa junto ao SEST SENAT é fundamental, visto que a empresa onde o candidato trabalha deve ter como atividade econômica principal o transporte coletivo urbano de passageiros. Clique aqui para consultar o CNPJ da empresa e a situação junto ao SEST SENAT.