DF: Preservar, programa de condução econômica da Urbi, alcança recorde histórico desde sua implantação

Urbi - 334791
Por Rafael Martins

A última edição do Preservar, da Urbi Mobilidade Urbana, fechou o ciclo de 2018 quebrando recordes e atingindo o melhor resultado da história desde a implantação do programa. Com dados consolidados de janeiro a dezembro, a Urbi teve a melhor performance obtida, em que foram economizados mais de 273 mil litros de combustível e 731 toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixaram de ser emitidos na atmosfera, o equivalente a 4.480 árvores adultas. Por ciclo, uma média de 471 motoristas atingiram as metas do Preservar, porém 244 condutores da Urbi alcançaram a meta nos quatro ciclos do programa. Foram entregues mais de 48 mil reais em prêmios aos colaboradores.

Os números do Preservar impressionam, quando comparados a 2017. Ao longo do referido ano, a Urbi economizou de mais de 160 mil litros de óleo diesel, em que mais de 440 toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidos - cerca de 2.700 árvores foram poupadas.

Implantado em 2015, o Preservar era restrito apenas a dicas de condução econômica, de cunho educativo em treinamentos. Dessa forma, significava operar o veículo de modo a acionar os mecanismos de controle (acelerador, freios, direção, caixa de transmissão) em sintonia com as situações que aconteciam ao longo da viagem (subidas, descidas, retas e curvas). 

Diante da dificuldade em melhorar a geração de receitas, em função da altíssima competitividade que vigora nas operações de transporte e do constante aumento dos insumos necessários, a condução econômica acaba ganhando um peso muito importante na participação da redução de custos e no aumento da disponibilidade dos veículos. A Urbi contava com uma equipe de multiplicadores que acompanhavam e tiravam dúvidas dos motoristas nesse processo.

Buscando um maior envolvimento dos colaboradores, a partir de 2017 o Preservar começou a realizar sorteios com premiações trimestrais para os motoristas que batiam suas metas individuais. Os colaboradores passaram a acompanhar seu desempenho diariamente e o programa ganhou forte adesão.

Nesta nova fase, o conceito do Preservar une fortalecimento financeiro (condução econômica) e sustentabilidade (redução da poluição), ao mesmo tempo em que reconhece o compromisso de seus motoristas com a iniciativa. Para a empresa, o trabalho do motorista tem relação direta com os impactos no meio ambiente. Com este pensamento, a Urbi demonstra aos profissionais a importância do que chama-se de 'condução verde ou ecológica’, ou seja, dirigir de forma sustentável.

O Preservar é dividido em quatro ciclos trimestrais, com premiações ao final de cada ciclo. O programa é dividido em duas metas. A Meta Terminal é a meta coletiva vinculada ao aumento da performance veicular relativo ao consumo de combustível no terminal de origem das linhas da empresa. Nessa etapa, o biodiesel economizado é convertido no valor do litro do combustível.

Já a segunda meta depende exclusivamente do esforço individual dos participantes, pois nela são avaliados além da performance veicular individual, itens sobre a conduta profissional como: não envolver-se em acidentes com ônibus da empresa, não ter multas de trânsito, ter total disponibilidade para o trabalho, não ter registro de reclamação sobre sua conduta além de ter afinidade com as políticas e normas da empresa.

Os motoristas que batem as metas nos quatro ciclos, são eleito no final de cada ano os Top Preservadores. Com o programa, todos saem ganhando: o motorista, que recebe uma parte do que economizou; o passageiro, beneficiado pela boa conduta do motorista, e o meio ambiente.

Para a edição de 2019, algumas regras foram alteradas, tais como ter 100% de presença ao trabalho, não ter nenhuma sanção disciplinar - seja advertência ou suspensão; e não ter multas ou acidentes com culpa comprovada.

Evoluir

O slogan “Mobilidade que evolui” representa bem o pensamento da Urbi na busca da inovação contínua. Neste sentido, a empresa lançou em 2019 o programa Evoluir - que envolve todos os funcionários da companhia, desde manutenção ao administrativo. 

Saiba mais sobre o programa no vídeo institucional aqui.