DF: A pedido da Defesa Civil, Detran interdita pista de ligação entre a Metropolitana e o Núcleo Bandeirante

Ação rápida do GDF garante segurança à população do Núcleo Bandeirante
Por Rafael Martins

Com as fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal nos últimos dias, houve o rompimento da tubulação de uma rede água pluvial, na passagem entre a região de Metropolitana e Núcleo Bandeirante, que levou ao agravamento de uma erosão provocada pelo assoreamento natural do córrego Riacho Fundo. Após identificar o problema, a Defesa Civil do Distrito Federal pediu ao Detran que interditasse trecho da pista. Desde hoje (16) Novacap, Administração do Núcleo Bandeirante e Caesb se mobilizaram para iniciar a recuperação da área.

Segundo o Governo do Distrito Federal, o trabalho da Novacap deve durar até cinco dias, dependendo da situação climática. Com a interdição, o Detran elaborou um desvio alternativo para os moradores de Metropolitana. As linhas de ônibus 160.1 - Núcleo Bandeirante - Metropolitana / Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) e 0.082 - Núcleo Bandeirante / Metropolitana (EPIA - ParkShopping) / RCG (SAAN - Água Mineral) operadas pela Urbi seguem o desvio proposto, conforme o mapa abaixo.


A Novacap já trabalha no aterramento do barranco para evitar o rompimento da rede de drenagem de águas pluviais, além de abrir abrir o leito para o córrego Riacho Fundo, trazendo assim seu percurso natural de anos atrás. "Estamos mobilizados em todas as áreas de infraestrutura para garantir que os serviços sejam concluídos o mais breve e dar tranquilidade à população da região. A Defesa Civil já emitiu o Alerta Vermelho e o Ibram foi avisado sobre a obra, por ser uma área de preservação ambiental", destacou o diretor de Urbanização da Novacap, Ricardo Carminati.

Com o rompimento, a Caesb trabalha na recuperação da tubulação de esgoto da região, enquanto a Defesa Civil realiza monitoramentos constantes na área para evitar novas erosões.