DF: Comerciantes dos terminais de Planaltina e Plano Piloto entregam demandas ao Buriti

Reformado, Terminal Rodoviário de Planaltina abriga 40 linhas de ônibus
Por Rafael Martins

A Secretaria de Cidades do Distrito Federal recebeu na última semana demandas de quiosqueiros, trailistas e permissionários do Terminal Rodoviário de Planaltina. Na reunião, articulado pelo presidente da União Proprietários de Trailers, Quiosque e Similares (Unitrailers), Luiz Ribeiro; o grupo pediu para serem analisadas as propostas sobre cadastramento de ambulantes, regularização e entrega de permissões, taxas cobradas pela administração do terminal rodoviário, entre outros. A reunião serviu para alinhar o diálogo com o secretário, Gustavo Aires, que pode conhecer melhor a realidade do setor, e estabelecer proximidade com o Palácio do Buriti.

Construído na década de 1970, o Terminal Rodoviário de Planaltina teve as obras de reforma entregues em dezembro de 2017, após 18 meses de intervenções em sua estrutura. Operam no terminal 149 veículos distribuídos em 40 linhas. Entre os destinos estão a Rodoviária do Plano Piloto, as vias W3 Sul e Norte e Sobradinho. A terminal também abriga veículos do transporte rural, feito por 10 permissionários, que se dividem em 16 linhas atendidas por 16 veículos.

Rodoviária do Plano

Na ocasião, o titular da pasta de Cidades, e a equipe técnica da Secretaria visitaram ontem (28) a Rodoviária do Plano Piloto - atualmente em obras de requalificação do espaço - e ouviram os usuários e permissionários do local, que aproveitaram para mostrar como ficará a nova disponibilidade de pontos comerciais e entregar algumas demandas dos trabalhadores.

Término da reforma da Rodoviária do Plano Piloto está previsto para 2019

"A Rodoviária do Plano Piloto estará de cara nova até o fim de 2010". Era com esta frase de otimismo em 2009 que o Governo do Distrito Federal previa entregar totalmente revitalizado o maior terminal de ônibus da capital. Inaugurada em 12 de setembro de 1960, a última grande reforma na Rodoviária deu-se em 1998.

Monumento tombado e parte integrante do patrimônio da humanidade, a Rodoviária do Plano Piloto foi projetada para atender a um público de 50 mil pessoas por dia. Hoje, por ela transitam, diariamente, mais de 700 mil pessoas.

Um edital para reforma foi até lançado em 2009, mas por conta do projeto não atender as normas de acessibilidade e nem seguir as normas do tombamento, foi anulado. A previsão para a restauração geral da Rodoviária ficou então para 2012, mas apenas as escadas rolantes e os elevadores foram trocados neste prazo. A troca das escadas custou R$ 4,5 milhões, os elevadores custaram R$ 1,13 milhão.

Visando preparar a Rodoviária para a Copa do Mundo de 2014, o local recebeu novas intervenções, mas pouco antes do início do Mundial o GDF encerrou o serviço e a reforma ficou incompleta. Ao todo foram investidos R$ 8 milhões. Novas escadas rolantes e elevadores, reforma de banheiros, instalação de fraldários, limpeza de mármores com direito a verniz antipichação e novas instalações para embarque e desembarque foram as mudanças implementadas.

A promessa era retomar as obras depois da Copa, o que não acabou acontecendo. Em 2016 a Plataforma E recebeu intervenções, porém somente uma parte da revitalização foi entregue. A empresa responsável pelas obras teve problemas, e somente em dezembro do ano passado a reforma foi retomada.

As intervenções nas plataformas obedecem as novas normas de acessibilidade e engenharia, como o pavimento de concreto armado nas baias, troca total do piso na área de circulação dos passageiros, instalação de piso tátil para deficientes visuais e rampas nos acessos do terminal. Toda a parte elétrica e hidráulica também está sendo trocada.

Ainda assim há queixas como a conservação dos banheiros, escadas rolantes e elevadores. Segundo a administração da Rodoviária, o elevado índice de vandalismo impede que tais equipamentos sejam recuperados em tempo hábil para uso da população, mesmo com contratos terceirizados para a manutenção.

Parte da Plataforma D e E atualmente estão em obras. Os embarques das linhas que ali partiam foram realocados em outras plataformas do terminal. De acordo com a Novacap, as obras em toda a Rodoviária do Plano Piloto devem acabar somente em abril de 2019. A reforma deve custar aos cofres do GDF cerca de R$ 30 milhões.

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