DF: DFTrans instala 346 abrigos de ônibus em 18 regiões administrativas

Os passageiros de ônibus do Distrito Federal contam com mais 346 abrigos de ônibus, que foram construídos em 18 regiões administrativas desde junho de 2018 (veja relação abaixo). O investimento de R$ 4,9 milhões – cada parada custou em média R$ 14 mil – foi feito pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) para trazer mais conforto e segurança, melhorando o atendimento aos passageiros.

O contrato com a empresa responsável pela construção prevê a instalação de 500 abrigos. “Mais seis devem ser entregues até o final deste ano (três no Paranoá, dois em Taguatinga e um na Octogonal), e os 148 restantes no primeiro semestre do ano que vem”, acrescenta o diretor-geral do DFTrans, Marcos Tadeu de Andrade.


O DF possui ao todo 4,7 mil pontos de paradas, sendo que, agora, 3,2 mil têm cobertura. Os pontos de ônibus são instalados a partir de estudo realizado em parceria com as administrações regionais. A partir disso, são determinadas as cidades e os locais onde devem ser construídos.

Tecnologia

Outra medida que busca melhorar o sistema público de transporte do DF é a instalação, até o final deste ano, de 80 placas do “DF no Ponto” em abrigos de ônibus de diferentes regiões administrativas.

Por meio das placas, os passageiros terão acesso facilitado a diversas informações, como as linhas que passam pelo abrigo, bem como os horários e trajetos dos ônibus. Para ter acesso a esses dados, basta o usuário aproximar o smartphone do “QR Code” da placa.

De forma experimental, essas placas já foram afixadas em cinco abrigos na região central de Brasília (a relação pode ser vista abaixo). “Nosso objetivo é disponibilizá-las no máximo de paradas possível para prestar, de forma fácil e instrutiva, informações aos passageiros”, afirma Andrade.


Fonte: DFTrans