Anápolis: Sinalização garante mais segurança para quem transita no Terminal Urbano

Terminal Urbano de Anápolis
Por Rafael Martins

As obras de requalificação do Terminal Urbano de Anápolis avançam para a reta final, e nesta etapa, a fim de proporcionar mais visibilidade nos acessos entre as plataformas de embarque e desembarque e garantir mais segurança aos usuários que utilizam o Terminal, a Urban realizou a pintura das faixas de pedestres em toda área interna do local.

Cones com avisos sobre a travessia segura foram dispostos em todos os boxes do Terminal Urbano. Ao todo são três locais, que além das faixas, contam com rampas de acessibilidade: na entrada do Terminal (junto a guarita), entre as plataformas onde estão os boxes 10 (Área Brasil Sul) e 23 (Área Pedro Ludovico); e na saída do Terminal.

A ação visa conscientizar as pessoas sobre o local adequado e seguro durante a travessia. Além disso, a visibilidade para as faixas de pedestre proporciona aos motoristas a tranquilidade na hora de realizar as paradas de ônibus. Fiscais de tráfego, que controlam o fluxo de ônibus na área interna do Terminal, seguem orientando e alertando os usuários sobre atitudes incorretas que coloquem em risco sua integridade física. 

Terminal Urbano
Outra ação para dar mais segurança aos usuários foi a instalação de uma cabine da Polícia Militar, no andar superior do Terminal Urbano, que propicia uma ampla visão de todo o local. O policiamento ostensivo no metro quadrado de maior movimentação da cidade reduziu os índices de criminalidade, principal alvo de reclamação dos usuários nos últimos meses. 

Segue algumas dicas de segurança para transitar no Terminal Urbano:

Terminal Urbano de Anápolis

- Utilize sempre a faixa de pedestre para travessia entre as plataformas dentro do Terminal;

- Não corra dentro do Terminal;

- Não atravesse fora dos locais indicados para a travessia segura;

- Aguarde a parada total do ônibus para realizar o embarque ou desembarque;

- Dê preferência para os idosos, gestantes e pessoas com deficiência – PcD;

- Denunciar irregularidades quanto a conduta dos profissionais através do número 0800 029 1900.

Requalificação do Terminal Urbano tem projeto em andamento

A Urban já trabalha na execução de um projeto técnico e arquitetônico visando reforma e modernização do Terminal Urbano de Anápolis. O projeto revela que serão realizadas melhorias estruturais relativas à cobertura, instalações elétricas, hidráulicas, pintura e acessibilidade; além de melhorar a sinalização e a área de circulação de passageiros por todo o local. Segundo a empresa, a revitalização tem como prioridade não só uma maior comodidade dos usuários do sistema, mas também a segurança de todos.

O Terminal Urbano de Anápolis foi construído em 1986 e ampliado em 1998. Paralelo a esta ampliação, o Terminal 01 passou por uma requalificação em seu espaço, ganhando os contornos atuais.

Em 2014, a parte ampliada (Terminal Novo) começou a ser desativada em razão de uma ação do Ministério Público para desobstruir a fachada da Estação Ferroviária tombada como patrimônio histórico municipal em 1991. Com a desativação, as 10 plataformas do Terminal Novo foram transferidas para o Terminal 01, e a parte ampliada foi demolida.

Confira a série completa sobre a história do Terminal Urbano aqui.