Anápolis: Confira como estão as obras de requalificação do Terminal Urbano

Terminal Urbano
Por Rafael Martins

A convite da Urban, o Pense Mobilidade conferiu na última semana como estão as obras para a melhoria das instalações do Terminal Urbano de Anápolis. Conforme a reportagem mostrou no início de novembro, uma das primeiras ações, a fim de proporcionar mais visibilidade nos acessos entre as plataformas de embarque e desembarque e garantir mais segurança aos usuários que utilizam o Terminal, a empresa realizou a pintura das faixas de pedestres em toda área interna do local; bem como organizou os desembarques na área interna do Terminal.

Agora os desembarques só podem ser realizados na plataforma destinada a este fim, na entrada do Terminal; ou junto à faixa de pedestre na guarita que conta com sinalização específica para orientar os motoristas. Em alguns casos, quando o box para o destino de viagem está desocupado, os motoristas poderão realizar o desembarque no local. Estas orientações foram repassadas recentemente no programa de Treinamento de Aperfeiçoamento Profissional dos Motoristas, que será publicada em breve.

Sinalização Terminal Urbano

Os boxes da Área Pedro Ludovico foram completamente revitalizados. O piso de concreto deu lugar à granitina (que ainda falta aplicar o selante para dar brilho). Houve o afastamento dos totens informativos das linhas dos boxes para a parede (ao lado esquerdo) aumentando a circulação, e a instalação de janelas para trazer a luminosidade. Falta ainda a colocação de um papel de parede em toda a área de embarque com a história de Anápolis.

Platafomas Terminal Urbano requalificadas

O mobiliário também será modificado. Os tradicionais bancos triplos de madeira darão lugar a um novo assento, compatível com a proposta de aumentar a área de circulação, e com a respectiva sinalização de assentos preferenciais e obesos (como já acontece dentro dos ônibus).

Novo mobiliário do Terminal Urbano

A lotérica de que funciona no interior do Terminal Urbano também mudará de lugar. O motivo é para desobstruir a área destinada ao desembarque; uma vez que as filas causam tumulto devido ao grande fluxo de pessoas que descem no Terminal diariamente. O novo local será na Área Pedro Ludovico, próximo à guarita de entrada do Terminal.

Nova lotérica Terminal Urbano

No lado oposto do Terminal, entre os boxes 09 e 17, um problema antigo foi equacionado: a Urban instalou uma cobertura para evitar que a água da chuva molhe os passageiros. Os totens também mudarão de posição para aumentar a área de circulação; todavia a empresa já estuda um novo modelo para informar melhor os usuários.

Terminal Urbano

As plataformas dos boxes 12, 13 e 17 terão sua área ampliada longitudinalmente; uma vez que ela termina pouco antes da porta de saída dos ônibus.

Terminal Urbano

Os banheiros serão ampliados e com um novo e moderno mobiliário e padrões de acessibilidade

Reforma dos banheiros Terminal Urbano

Na área externa, as intervenções concentram-se na área operacional da Rampa, em que uma nova cobertura bem como área de embarque estão sendo executados. Entregue esta etapa, o local terá uma nova função na operação do transporte coletivo, que será noticiada em momento oportuno. 

A praça em frente à Rampa, onde funcionava o Terminal Novo, também será revitalizada juntamente com a Prefeitura de Anápolis.

Instalação da nova cobertura da Rampa - Terminal Urbano

Com as intervenções, os embarques das linhas do Daia estão sendo realizados provisoriamente em tendas na área próxima da obra da Rampa.

Embarque provisório Terminal Urbano

O corredor que hoje leva provisoriamente para o embarque da Rampa, será uma nova entrada/saída uma com catraca. Atualmente os passageiros que se deslocam a pé e desejam entrar no Terminal Urbano contam somente com um acesso.

Rampa Terminal Urbano

Como a Estação Ferroviária é tombada como Patrimônio Histórico do Município e a obra envolve a entrada do prédio, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Anápolis (Comphica) e o Ministério Público de Goiás (MPGO) foram consultados antes do início do serviço. 

Na área do entorno da Estação estão sendo executadas obras como calçada e rampa com piso tátil, já que os usuários do transporte coletivo estavam andando em via pública.

Reconstrução do passeio no entorno do Terminal Urbano

Construção do passeio no entorno do Terminal Urbano

Requalificação do Terminal Urbano tem projeto em andamento

A Urban já trabalha na execução de um projeto técnico e arquitetônico visando reforma e modernização do Terminal Urbano de Anápolis. O projeto revela que serão realizadas melhorias estruturais relativas à cobertura, instalações elétricas, hidráulicas, pintura e acessibilidade; além de melhorar a sinalização e a área de circulação de passageiros por todo o local. Segundo a empresa, a revitalização tem como prioridade não só uma maior comodidade dos usuários do sistema, mas também a segurança de todos.


O Terminal Urbano de Anápolis foi construído em 1986 e ampliado em 1998. Paralelo a esta ampliação, o Terminal 01 passou por uma requalificação em seu espaço, ganhando os contornos atuais.

Em 2014, a parte ampliada (Terminal Novo) começou a ser desativada em razão de uma ação do Ministério Público para desobstruir a fachada da Estação Ferroviária tombada como patrimônio histórico municipal em 1991. Com a desativação, as 10 plataformas do Terminal Novo foram transferidas para o Terminal 01, e a parte ampliada foi demolida.

Confira a série completa sobre a história do Terminal Urbano aqui. As fotos do antes e depois das intervenções já realizadas no Terminal, podem ser conferidas no Instagram do Pense Mobilidade.