DF: Metrô deve licitar obras de expansão em Samambaia no final de novembro

Por Rafael Martins

A licitação para a ampliação em 3,7 km de via da linha do metrô em Samambaia com a construção de duas novas estações (uma na Quadra 111 e outra na 117) deve ocorrer em 21 de novembro. O aviso com o novo prazo para a formulação e entrega das propostas das licitantes foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (22), após retificações no edital de licitação. O projeto está orçado em R$ 123 milhões de reais. A partir da escolha da vencedora e assinatura do contrato, estima-se que a obra seja entregue num prazo de 36 meses.

A análise estrutural e investigações geológicas e geotécnicas, conhecido como sondagem de solo, do trecho a ser expandido foram concluídas em julho deste ano. Estes estudos são fundamentais, pois fornece características precisas sobre o terreno (raio-x do solo), em que são determinados tipo e resistência do solo, profundidade de cada camada e presença de água no subsolo, e ao final deste mapeamento é que serão orçados sobre os custos para se implantar tal empreendimento. Paralelo a isto, foram realizados estudos topográficos da região. 

Ainda sem previsão de obras, pois depende de recursos federais, o Governo do Distrito Federal quer expandir a linha do metrô até o final de Ceilândia, e também para a Asa Norte. As ações estão previstas no programa Circula Brasília.


Saiba mais