DF: Duas últimas estações do Expresso DF Sul entram em operação

Por Rafael Martins

As obras do BRT Expresso DF Sul tiveram início em 2011, e foram dois anos e meio até o modal entrar em funcionamento. Após 4 anos de operação, finalmente as estações duas últimas estações ao longo da Epia, Catetinho e da Quadra 26 do Park Way, entraram em operação. Desta forma, toda a primeira etapa do BRT está em 100% de funcionamento.

Com 36,2 km de extensão, o BRT liga as regiões administrativas do Gama, do Park Way e de Santa Maria ao Plano Piloto, porém grande parte do corredor corta áreas de baixas densidades populacionais. 

Ao longo do corredor exclusivo, as densidades são baixas entre as cidades atendidas pelo modal - 579 hab/km² (Santa Maria), 513 hab/km² (Gama) e 250 hab/km² (Park Way) - sendo que não há concentração de atividades econômicas, nem ocupação de moradias ao longo do corredor exclusivo. Isto é reflexo da heterogeneidade da forma como deu-se a ocupação territorial no DF.

O projeto original do Expresso DF Sul não está completo; pois ainda resta concluir o trecho de 7,6 quilômetros entre o Park Way, passando pela Candangolândia até o Terminal da Asa Sul, cujo projeto está em fase de revisão.