Entorno DF: Viação Coutinho assume transporte municipal em Planaltina de Goiás

Coutinho Transporte - 020273
Por Rafael Martins

Operando de forma emergencial desde janeiro deste ano, a Viação Coutinho vai continuar no transporte municipal de Planaltina de Goiás por mais um ano. A empresa pertence ao mesmo grupo empresarial que opera as linhas interestaduais entre Novo Gama e Brasília.

Com a permissão precária da Coutinho prestes a vencer, a Prefeitura de Planaltina de Goiás publicou um chamamento público para dar continuidade ao serviço até que a administração consiga elaborar e lançar o edital para concessão definitiva do sistema, ainda sem prazo para ocorrer.

Duas empresas participaram do certame, porém a Coutinho venceu por apresentar toda a documentação exigida bem como a frota de 10 ônibus ano 2011/2012; uma vez que o critério de seleção da nova empresa era apresentar frota com a menor idade média. 

Com o contrato assinado em 19 de julho, a empresa continua operando oito linhas municipais, cuja tarifa é R$ 2,50 - exceto para as linhas de São Gabriel, Capão das Negas e Córrego Rico, em que o valor é R$ 8,00.

Desta forma um documento da prefeitura define de forma precária e provisória o funcionamento do transporte municipal em Planaltina de Goiás. A ordem de serviço determina o número de viagens e itinerários, mas não existe nada sobre custos e qualidade do que é oferecido à população.

Sendo assim, o prazo contratual de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, é justificado pela Prefeitura de Planaltina de Goiás para que a administração possa contratar empresas especializadas para realizarem os estudos técnicos e específicos necessários de mobilidade que irão não apenas identificar a necessidade atual da população, mas projetar o crescimento dessa necessidade, para posteriormente ser realizada uma nova licitação que terá por objeto a outorga de concessão para prestação e exploração do transporte coletivo por um prazo bem mais extenso.