DF: Posto comunitário da PM vai virar mini terminal de ônibus em Águas Claras

Por Rafael Martins

Previsto inicialmente para ser um ponto de vacinação, o posto comunitário da Polícia Militar deverá ser um ponto de soltura das linhas circulares de Águas Claras a partir de setembro. O local está desativado há mais de dois anos, e foi cedido pela PM à Administração Regional da cidade.

O miniterminal será ao lado da Estação Águas Claras do Metrô, e irá possibilitar a integração intermodal. Segundo a administradora da cidade, Jerusa Ribeiro, o ponto terá oito vagas destinadas para os ônibus; e com a oferta das linhas circulares, ela estima que um problema antigo será equacionado: a falta de vagas para estacionar.

"As pessoas saem de suas casas, deixam o carro aqui estacionado o dia todo nas proximidades da estação e vão trabalhar usando metrô. Com as linhas circulares, a nossa impressão é que isso deixe de ocorrer, que as pessoas usem o ônibus para integrar com o metrô e até mesmo usem as linhas para se locomover dentro da cidade, e portanto essas vagas deixem de ser utilizadas", disse a administradora em entrevista ao Bom Dia DF desta quinta-feira (23). 

Atualmente Águas Claras é atendida pelas linhas circulares que saem do Terminal Rodoviário de Taguatinga Sul: 0.951 e 959.1 operadas pela Viação Marechal.

A Região Administrativa de Águas Claras tem uma das maiores taxas de uso do automóvel para ir ao trabalho, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2015/16, divulgada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Quanto ao uso do transporte público, todavia, existem variações internas dentro da cidade: 32% dos moradores do Areal usam o ônibus para ir ao trabalho, seguido de Arniqueiras (24,25%) e a parte verticalizada de Águas Claras (4,72%), porém o percentual se inverte quanto ao uso do metrô. 18% dos residentes de Águas Claras Vertical e 2,2% dos moradores do Areal utilizam o sistema metroviário para este fim. Arniqueiras apresentou índice inferior a 1%.

A cidade é uma importante centralidade e ponto de convergência de algumas linhas de ônibus da região oeste do Distrito Federal e Entorno Metropolitano.