DF: Primeiro ônibus 100% elétrico começa a rodar no Plano Piloto


Começou a circular, nessa segunda-feira (23/7), o primeiro ônibus 100% elétrico do Distrito Federal. O veículo fará o trajeto Rodoviária do Plano Piloto-Esplanada dos Ministérios, linha 109.

A Secretaria de Mobilidade do DF informou que o ônibus elétrico reduz cerca de 46,8 toneladas de gás carbônico, o que representa o plantio de 343 árvores. O veículo faz parte de uma das ações sustentáveis do programa Circula Brasília.

“O ônibus 100% elétrico traz mais conforto para os usuários do Sistema de Transporte Público do DF, é silencioso, possui ar condicionado, piso baixo, acessibilidade e emissão zero de poluentes”, apontou a pasta, em nota.

Ainda segundo a secretaria, no ano passado, nove coletivos movidos a biodiesel B20 passaram a circular pela capital. “Com a adoção do B20, é possível evitar a emissão de 18 toneladas de CO2 anualmente, por ônibus. O que representa o plantio de 132 árvores/ano por ônibus”, completou.

O ônibus foi comprado pela empresa Piracicabana, como parte da renovação da frota. Segundo a companhia, o DF contará com dois veículos elétricos até o fim do ano.

Com quatro horas de recarga, o ônibus consegue rodar até 250 quilômetros e é recarregado em tomadas, por meio de um carregador específico, desenvolvido pelo fabricante do veículo.

Fonte: Correio Braziliense