DF: Mobilidade prevê que EPTG terá nova frota até 2019

Por Rafael Martins

Apesar de estarem sendo feitos estudos para determinar a quantidade de frota a ser adquirida e quais linhas irão circular na faixa exclusiva da EPTG, a Secretaria de Mobilidade já trabalha com uma estimativa de prazo para a utilização do corredor com a nova frota: 2019.

"Acredito que a frota completa operando na EPTG, 2019, mas já com alguns veículos em 2018 começando a operar com linhas paradoras na faixa exclusiva, já que temos linhas expressas circulando ali", afirmou ao DF1 o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

Dados da Semob, apresentados pela reportagem, mostram que o corredor da EPTG é extremamente subutilizado: no local, passam quatro ônibus por hora. São 68 ônibus que operam as 11 linhas semiexpressas, e considerando o sentido Taguatinga-Plano Piloto, são 98 viagens/dia.

Na época da implantação da Linha Verde, como o corredor da EPTG era chamado no programa Brasília Integrada, eram previstos 250 ônibus para operar as linhas troncais no corredor; todavia a substituição da frota não avançou.

Atualmente, além dos ônibus semiexpressos, o tráfego na faixa é liberado também para táxis, vans escolares e ônibus interestaduais.

Saiba mais