Entorno DF: ANTT e Polícia Militar do DF combatem o transporte pirata na BR-040

Por Rafael Martins

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) juntamente com policiais do Batalhão de Trânsito e do Batalhão Rodoviário da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizaram ontem (12) uma operação com o objetivo de coibir o grande índice de transporte irregular de passageiros no Entorno Sul. A ação concentrou-se na BR-040, nas proximidades da Estação Santos Dumont do Expresso DF Sul.

De acordo com a ANTT, a operação contou com a participação de 15 agentes (ANTT e PMDF), em que foram abordados 35 veículos. Foram lavrados 9 Termos Circunstanciados de Ocorrência – TCO, 25 autuações aplicadas e 9 veículos apreendidos. Em 2017, segundo dados da Agência, mais de 18 mil infrações foram registradas contra o transporte pirata.

O valor da autuação para quem for flagrado realizando o transporte clandestino é de R$ 6.744,48, bem como aplicada a medida administrativa de apreensão dos veículos por no mínimo 3 dias, 72 horas em pátio credenciado da ANTT, além de responder pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado pelos policiais do BPTRAN e BPRv.

As operações conjuntas ANTT e PMDF serão intensificadas em todo o Distrito Federal, a fim de coibir o transporte pirata, bem como garantir segurança aos usuários.

Passageiros justificam utilizar o transporte irregular devido a precariedade do transporte na região. Eles alegam que os ônibus estão sucateados, não há horário para passar nos pontos além da insegurança na espera do coletivo.

O passageiro que observar qualquer irregularidade na prestação do serviço convencional ou identificar o transporte clandestino de passageiros, pode fazer uma denúncia à Ouvidoria da ANTT pelo telefone 166, pelo e-mail ouvidoria@antt.gov.br, na aba Fale Conosco do site da Agência ou pessoalmente, nos pontos de atendimento da ANTT.