Entorno DF: 30% da população empregada do distrito de Campos Lindos, em Cristalina, utiliza o ônibus para ir ao trabalho

Terminal Rodoviário Metropolitano
Por Rafael Martins

Dados da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD), feita pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em 2017 e divulgada nesta quinta-feira (21), revelam que 30% da população empregada do distrito de Campos Lindos, conhecido também como Mansões Marajó em Cristalina, desloca-se para o trabalho utilizando o transporte público. 

Enquanto a população do distrito saltou de 7.147 habitantes (2013) para 7.849 (2017); a população empregada retraiu 5,4% no mesmo período - de 3.144 para 2.973.

Assim como na sede do município (Cristalina), distante a 130 km da capital do país, a maioria dos habitantes de Campos Lindos trabalha no próprio distrito - apenas 7% da população ocupada trabalha no Distrito Federal; majoritariamente no Plano Piloto (5,2%). 

Todavia,  em relação ao serviço de saúde, 82% dos habitantes do distrito recorrem aos hospitais e unidades de pronto atendimento do DF, notadamente em Planaltina (43%), Paranoá (15%), Plano Piloto (10%) e São Sebastião (7,3%). Outra variável que influencia no uso do ônibus é o acesso a rede de ensino do DF, em que dos 2.138 estudantes de Campos Lindos, cerca de 200 estudam na capital do país.

Enquanto a sede do município demonstra pouca dependência em relação a Brasília, Campos Lindos ainda recorre aos serviços públicos do DF. A necessidade de deslocamentos para atender a esses desejos de viagens - trabalho, estudo e acesso a serviços públicos - não são realizados apenas por transporte coletivo, mas dada a característica do Entorno em majoritariamente ir para o DF utilizando ônibus, indica percentuais expressivos no uso do modal.

Dada a localização do distrito, junto a divisa com o Distrito Federal, a localidade conta com duas linhas semiurbanas para Brasília que transportaram em 2017, segundo dados da ANTT, 48.6 mil passageiros - uma média de 4 mil usuários transportados/mês.