DF: DFTrans vai instalar 500 novas paradas de ônibus

Por Rafael Martins

O Distrito Federal ganhará 500 novos abrigos para passageiros em diversas regiões administrativas. Isto porque hoje (07) foi publicado no Diário Oficial o extrato do contrato com a empresa especializada na fabricação, fornecimento e implantação de módulos pré-moldados para abrigos de passageiro nos padrões exigidos pelo DFTrans.

Em um prazo de dois anos, estão previstos a instalação de 125 paradas de ônibus por semestre. Prioritariamente, as cidades de Santa Maria e Paranoá serão as primeiras beneficiadas em receber estes equipamentos públicos. 

A distribuição dos abrigos a serem instalados obedece, de forma proporcional, a relação matemática entre a quantidade de pontos de parada sem abrigo sobre a quantidade de pontos de parada para cada região administrativa.


De acordo com o cadastro de solicitações de colocação de abrigos de passageiros em pontos de parada de ônibus do DFTrans - dados de 2017 constante no edital - estão previstos a implantação de 12 paradas em Santa Maria e 14 no Paranoá. O número de abrigos considerados de acordo com as previsões nos cadastros do DFTrans podem aumentar ou diminuir, tendo em vista a previsão de novos itinerários e novos estudos técnicos.

A medida busca oferecer mais conforto aos cidadãos que utilizam o transporte público. Com o crescimento das regiões administrativas, duplicações de vias e obras no tráfego, muitos lugares do DF não têm pontos de ônibus, dificultando o acesso pelos passageiros. A durabilidade das novas paradas, feitas em concreto, é de até 25 anos. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 7,5 milhões.