Anápolis: Requalificação do Terminal Urbano tem projeto em andamento

Terminal Urbano
Por Rafael Martins

A Urban já trabalha na execução de um projeto técnico e arquitetônico visando reforma e modernização do Terminal Urbano de Anápolis. O projeto revela que serão realizadas melhorias estruturais relativas à cobertura, instalações elétricas, hidráulicas, pintura e acessibilidade; além de melhorar a sinalização e a área de circulação de passageiros por todo o local. Segundo a empresa, a revitalização tem como prioridade não só uma maior comodidade dos usuários do sistema, mas também a segurança de todos.

Neste final de semana teve início mais uma etapa da reforma no Terminal, com as intervenções na área do Box Extra. A sala onde ficava o Departamento de Tráfego da Urban foi transferida para o piso superior do Terminal. No antigo local será construída uma sala de espera para os passageiros, em padrão semelhante do Espaço de Convivência dos funcionários.

Box Extra - Terminal Urbano

Nos boxes que compreendem a Área Pedro Ludovico, houve a desobstrução do corredor de passageiros com a retirada de um quiosque ao lado do Box 23. Na saída do Terminal, ao lado do Box 18, será construído um acesso para os passageiros que desejam sair pela Rua Leopoldo de Bulhões.

Terminal Urbano de Anápolis
Outras intervenções estão previstas nos próximos meses, porém dependem das desocupações das áreas técnicas - processo este já judicializado. Para executar todo o projeto, é necessário concluir a reintegração de posse destas áreas. À medida em que houver o avanço nas obras em lugares que estão desobstruídos, estas são noticiadas pelo Pense Mobilidade.

Terminal Urbano

O Terminal Urbano de Anápolis foi construído em 1986 e ampliado em 1998. Paralelo a esta ampliação, o Terminal 01 passou por uma requalificação em seu espaço, ganhando os contornos atuais.

Em 2014, a parte ampliada (Terminal Novo) começou a ser desativada em razão de uma ação do Ministério Público para desobstruir a fachada da Estação Ferroviária tombada como patrimônio histórico municipal em 1991. Com a desativação, as 10 plataformas do Terminal Novo foram transferidas para o Terminal 01, e a parte ampliada foi demolida.

Confira a série completa sobre a história do Terminal Urbano aqui.