Entorno DF: Rota do Sol oferece curso de noções de acessibilidade e promove qualificação de motoristas e cobradores

Rota do Sol - 280586
Por Rafael Martins

Andar de ônibus é um ritual que exige gentileza, educação e cidadania, como em todos os espaços públicos. Neste sentido, a empresa Rota do Sol, que opera as linhas semiurbanas entre o distrito de Lago Azul (Novo Gama) e o DF, iniciou recentemente um programa de treinamento que inclui aulas teóricas e com simulação, quando o pessoal de bordo da Rota do Sol interpreta o papel de passageiros com dificuldades para embarcar e viajar, como idosos e deficientes. Resultado: transporte de melhor qualidade e mais humano.

No treinamento os motoristas e cobradores são colocados, com os olhos vendados, em um ônibus, para sentirem o que os deficientes visuais sentem. Da mesma forma, têm membros (pernas e braços) engessados e/ou são colocados em uma cadeira de rodas, experimentando o que os passageiros especiais passam no dia-a-dia. Isso os ajuda a compreender as dificuldades e as necessidades das outras pessoas e desperta em todos eles o sentimento de responsabilidade durante o trabalho.

A empresa divulga que está aberta a reclamações dos clientes contra eventuais falhas pontuais, em que o usuário ao proceder a denúncia deve detalhar dia, hora, local e número do ônibus para que a imagem da equipe não seja penalizada injustamente.

O treinamento completo você confere aqui, na reportagem veiculada pelo Bom Dia DF.