DF: Projeto da LDO para 2019 prevê investimentos em dois corredores de ônibus

Por Rafael Martins

O texto preliminar do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2019, divulgado pelo Governo de Brasília, revelou quais são as metas e prioridades do Executivo, mas por estar em fase de consulta pública até 4 de maio, está sujeito a alterações.

Antes de elaborar o orçamento de cada ano, o GDF prepara e encaminha para ser discutida na Câmara Legislativa uma outra lei, chamada de Lei de Diretrizes Orçamentárias, que diz como deverá ser feito o orçamento anual e quais são os gastos mais importantes para aquele período. É a LDO que diz quais obras do programa de governo deverão ser feitas naquele ano.

Na área da mobilidade, está previsto a implantação de 14 km de corredor exclusivo de ônibus no Eixo Oeste, e num trecho de 5,2 km entre os Balões do Torto e do Colorado no Eixo Norte. Além disto, a proposta inclui ampliação e duplicação de rodovias, e recuperação de pontes, viadutos e passarelas.

Hoje (26) foram discutidas em audiência pública as diretrizes do orçamento para 2019. O projeto de lei orçamentário vai receber sugestões até 4 de maio por meio das páginas do Facebook do governo de Brasília, da Secretaria de Planejamento e pelo e-mail orcamento@seplag.df.gov.br. As sugestões apresentadas serão analisadas e poderão compor o documento final, que será encaminhado para a Câmara Legislativa.