DF: Construção do Terminal de Santa Maria Sul próximo da realidade

Por Rafael Martins

O improviso no terminal de Santa Maria na quadra AC 401 pode estar perto do fim. Uma emenda parlamentar do deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) garante mais de R$ 1 milhão para a construção do terminal rodoviário. A informação foi confirmada hoje (28) pela Administração Regional de Santa Maria.

Segundo a administrador da cidade, Hugo Gutemberg, que tem acompanhado toda a situação, o processo está bem avançado e estão sendo feitos apenas alguns ajustes no projeto devido as características de acessibilidade da nova obra.

O terminal começou a ser construído em 1995 e parou no chão de asfalto e na estrutura de seis boxes para lanchonetes e serviços. O mato e o lixo desde então tomaram conta. Não havia bebedouro nem banheiro para usuários. Os passageiros disputavam espaço embaixo de uma tenda de madeirite e telha de amianto levantada por um vendedor de churrasquinho.

Atualmente só os ônibus fazem lembrar que é um terminal rodoviário, que não tem nenhum tipo de cobertura. O dono de um comércio, que fica em frente ao terminal, decidiu improvisar e há anos construiu um abrigo, com telhas e bancos. Os passageiros têm que ficar no local, para se proteger da chuva e do sol.

Enquanto o DFTrans considera o local como um ponto de soltura das linhas, que não precisa de uma estrutura de um terminal; passageiros e rodoviários dizem o contrário. O DFTrans justifica que se o ponto de soltura fossem das garagens, as viagens atrasariam.

O terminal é prometido desde agosto de 2009, quando o GDF anunciou investimentos para Santa Maria, com dois terminais: o primeiro na quadra AC 119, em Santa Maria Norte; e o segundo em Santa Maria Sul.

"O lote dois, em Santa Maria – quadra AC 119 (pista), terá um custo de R$ 1.862.352,12. A previsão é de construção de um terminal de 1.736 m² com capacidade para oito boxes. A duração da obra deve ser de oito meses. Já o terceiro lote também é para Santa Maria – quadra AC 401 (centro). O projeto é para construção e custará R$ 1.914.185,54. O terminal terá 2.289 m² que comportará 12 boxes. A duração da obra também deve ser de oito meses", informou o DFTrans na época.

Os anos passaram, e veio o BRT para cidade; e com ele parte da promessa foi concluída com a construção do Terminal de Integração de Santa Maria, na quadra AC 119, que integra o BRT Expresso DF. O terminal em Santa Maria Sul, ainda continua na promessa.

As péssimas condições de salubridade do local motivaram, em junho de 2017, os rodoviários fecharem o local como forma de protesto. Ainda naquele mês, o GDF fez a pavimentação da área de manobra e vias de acesso ao local, em que operam nessa parada final 20 linhas, de uma frota de 125 veículos. Por dia, são feitas 472 viagens de ligação entre as cidades do DF.