DF: Empresas de ônibus criam programas que unem redução de poluição por meio de economia de combustível e premiação de motoristas

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Por Rafael Martins

Programas de sustentabilidade, ligados à direção econômica, à coleta seletiva, ao correto despacho dos resíduos e à reciclagem são implementados pelas concessionárias do transporte coletivo de Brasília.

Quando uma empresa assume a responsabilidade socioambiental, não só contribui para a preservação do meio ambiente como também melhora sua imagem institucional aos olhos dos seus clientes, da sociedade e de seus colaboradores.

Viação Marechal


Nesta sexta-feira (23) a Viação Marechal homenageou os três melhores motoristas da empresa no ano de 2017. A ação contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração Sr. Marco Antônio Gulin, do Diretor Executivo Davi Olbertz e da gerente de Recursos Humanos Rana Zelaya. Os presentes tiveram a oportunidade de conversar sobre o programa TOP 50 e sobre melhorias no atendimento aos passageiros da Marechal. A cerimônia TOP dos TOP´S é constituída pelos três melhores colocados na média das quatro avaliações anuais do Programa de Reconhecimento TOP 50 Marechal.

O programa consiste em avaliar e pontuar a performance do motorista por meio da telemetria. O sistema emite relatórios para monitorar todas as solicitações de paradas, consumo de combustível, chave de ignição ligada, uso do câmbio em ponto morto e a faixa RPM, que indica se a rotação do motor está dentro ou acima do ideal. Com todos esses controles, é possível acompanhar os indicadores de segurança e reduzir gastos com consumo de combustível e manutenção da frota.

"A partir disso, temos o TOP 50 motoristas. Aqueles com melhor pontuação são chamados pela empresa e premiados financeiramente. Dessa forma você motiva o seu motorista a conduzir corretamente o carro, e a empresa ganha com economia de combustível. Para ser TOP 50 não basta apenas ter uma boa performance, mas também precisa ter um bom comportamento dentro da empresa, e nesse sentido temos conseguido avançar, e estamos criando um perfil de motoristas dentro da Marechal", ressalta Alexandre Galvão, Gerente de Operações.

Urbi


O slogan “Mobilidade que evolui” representa bem o pensamento da Urbi na busca da inovação contínua. O Preservar, programa criado pela empresa, reduz poluição por meio de programa que une fortalecimento financeiro e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que reconhece o compromisso de seus motoristas com a iniciativa.

O Preservar é dividido em quatro ciclos trimestrais, com premiações ao final de cada ciclo. O programa é dividido em duas metas. A Meta Terminal é a meta coletiva vinculada ao aumento da performance veicular relativo ao consumo de combustível no terminal de origem das linhas da empresa. Nessa etapa, o biodiesel economizado é convertido no valor do litro do combustível.

Já a segunda meta depende exclusivamente do esforço individual dos participantes, pois nela são avaliados além da performance veicular individual, itens sobre a conduta profissional como: não envolver-se em acidentes com ônibus da empresa, não ter multas de trânsito, ter total disponibilidade para o trabalho, não ter registro de reclamação sobre sua conduta além de ter afinidade com as políticas e normas da empresa.

Os motoristas que batem as metas nos quatro ciclos, são eleito no final de cada ano os Top Preservadores. Com o programa, todos saem ganhando: o motorista, que recebe uma parte do que economizou; o passageiro, beneficiado pela boa conduta do motorista, e o meio ambiente.

Em janeiro, a Urbi encerrou o Preservar 2017 com a premiação de 82 motoristas que atingiram suas metas em todas as etapas do programa.

Viação Pioneira


Apesar de ainda não contar com a telemetria, a empresa responsável pela Área 2 também criou programas com foco na redução de emissão de poluentes e condução verde.

Na garagem de São Sebastião, por exemplo, os colaboradores alcançaram todas as metas da empresa: reduzir o número de colisões, atestados, multas e faltas. Também diminuíram o consumo de diesel e peças. Além disso, foi avaliado o cumprimento dos horários das viagens pelos motoristas, que segundo a empresa todas foram cumpridas.

Para comemorar as metas alcançadas, os colaboradores foram premiados e recepcionados com um café da manhã na garagem de São Sebastião.

Viação Piracicabana


Com o Programa Ecodiesel, a Viação Piracicabana reduz a emissão de poluentes estimulando a prática da direção segura e defensiva em toda a operação da empresa, e consequentemente diminuir o consumo de diesel nas 3 garagens.

Junto com o Ecodiesel, a empresa desenvolveu os programas Motoristas e Cobrador Nota 10. O primeiro é um programa de incentivo e valorização dos motoristas que possuem boa postura profissional, direção defensiva e econômica. O segundo reconhece dos cobradores que têm boa postura e excelência no atendimento ao usuário.

Bimestralmente são premiados os colaboradores com melhor avaliação. Desde 2014, mais de 440 motoristas e cobradores foram premiados nos programas Motorista Nota 10 e Cobrador Nota 10.

Segundo a Piracicabana, mais de 180 motoristas foram premiados no Programa Ecodiesel desde 2016.