Entorno DF: Viação Expresso Planaltina assume linha semiurbana da Vian em Formosa

Viação Expresso Planaltina - 1280
Por Rafael Martins

Até o final do primeiro semestre de 2018, a Viação Expresso Planaltina será responsável pelo transporte de passageiros entre Formosa e Planaltina (DF). A autorização da operação emergencial de 180 dias, sem possibilidade de prorrogação, foi publicada no DOU desta quinta-feira (28).

A insegurança no atendimento aos passageiros das linhas semiurbanas da Viação Anapolina (Vian) arrasta-se há um ano. Em dezembro de 2016, a Justiça de Goiás havia decretado a falência da empresa, todavia segundo uma decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de Anápolis foi concedido agravo de instrumento para suspender os efeitos da decisão que decretou a falência da Vian.

Nesse sentido foi determinado a continuação da recuperação judicial da empresa até o julgamento final do agravo de instrumento, e portanto a Vian continuou a operar as linhas outrora concedidos pela ANTT, até a decisão final do referido processo.

Em outubro deste ano, a ANTT anunciou que pretende realizar um chamamento público para as linhas semiurbanas de Planaltina-DF/Formosa e Cidade Ocidental-Jardim ABC/Brasília em caráter precário (autorização especial). A realização do chamamento público estava condicionado à confirmação da falência da Vian, ou cassação da autorização da empresa pela ANTT.

No último dia 13/12, situação da Vian foi pauta na penúltima reunião do ano entre a diretoria da Agência em razão da iminente decretação de falência da empresa.

Com a contratação emergencial da Viação Expresso Planaltina, a ANTT ganha fôlego para realizar o chamamento público sem prejuízo no atendimento no trecho Formosa/Planaltina-DF.

No Jardim ABC, em Cidade Ocidental, desde o dia 06/02 a UTB opera nas linhas entre o distrito e Brasília. Os horários Jardim ABC/Brasília podem ser consultados aqui. Os horários Brasília/Jardim ABC aqui.