Anápolis: Mais um ponto de integração do transporte coletivo começa a funcionar nesta quarta (13)

Urban - 80624
Por Rafael Martins

A partir desta quarta-feira (13) estará disponível um novo Ponto de Integração Temporal do transporte coletivo - sistema que permite a troca de ônibus fora do Terminal Urbano e sem pagamento de nova passagem - funcionando no final da Avenida JK, próximo a Havan.

Esse é o terceiro ponto de integração implantado pela Urban, e o primeiro a permitir a integração temporal entre linhas de uma mesma área operacional.


O usuário que embarca em qualquer bairro adjacente à rodovia BR-060 e que vai para o Daia ou vice-versa, desce no ponto próximo a Havan (sentido centro) e faz a integração no ponto do outro lado da Avenida JK (sentido BR-060) e ao entrar no ônibus passar imediatamente pela catraca.

Para usufruir da integração temporal é OBRIGATÓRIO ter qualquer tipo de cartão do transporte da Urban. Sem o cartão não é possível utilizar o benefício.

Integração dentro de uma mesma área operacional

Urban - 80829

Em setembro de 2016, a rede de transporte coletivo passou a ser dividida em 08 áreas operacionais com base nos eixos do transporte em que as obras dos corredores de ônibus estão a ser executadas. A organização das linhas nos 27 boxes do Terminal Urbano também seguem esta divisão.

Os dois pontos de integração existentes localizam-se nos cruzamentos de linhas de diferentes áreas - Praça do Ancião e Viaduto Nelson Mandela. A integração na Havan é a primeira entre linhas de uma mesma área operacional. 

O objetivo desta integração temporal é possibilitar esse deslocamento através do percurso mais curto e no menor espaço de tempo possível. As trocas de linhas devem ser realizadas sem o pagamento de outra passagem, evitando que o usuário opte por percursos mais longos levando-o até o Terminal Urbano.

Entretanto, existe a restrição no deslocamento por sentido, através de uma “matriz de integração”, de modo que o usuário não poderá fazer percursos de “ida e volta” com a mesma passagem no mesmo coletivo.

Ou seja, não é permitido na integração temporal pegar ônibus da mesma linha (nem para continuar a viagem e nem pra voltar); pegar ônibus de qualquer linha que passe e vá para o de bairro da primeira linha.

Se o usuário fizer a transferência entre linhas que não estão integradas - fora dos três pontos de integração ou do Terminal Urbano - será cobrada uma nova tarifa ao passar o cartão no segundo ônibus.

Linhas diretas

2017-12-11_11-11-00

Além da opção da integração temporal, nos horários de pico os usuários dos bairros adjacentes à BR-060 também podem usufruir das linhas diretas que ligam estes bairros ao Daia.

Pico Manhã (Bairro-Daia)



Pico Tarde (Daia-Bairro)