DF: Roubo a ônibus teve queda de 49,6% em outubro

Por Rafael Martins

Dados divulgados nesta terça-feira (7) pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social mostram que houve uma redução de 49,6% no número de assaltos a ônibus na capital, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram 186 ocorrências registradas em outubro contra 369 em 2016.

Apesar da queda, o acumulado de janeiro a outubro mostrou uma pequena retração na ordem de 5,3%; ou seja, até agora foram registrados 2.254 ocorrências ante 2.379 em 2016.

Entretanto a redução não significa uma melhora, mas sim porque muitas vítimas deixam de registrar a ocorrência. “Temos nos esforçado para fazer com que esses casos sejam registrados para que a polícia possa atuar e para que essas pessoas sejam levadas à Justiça e paguem pelos seus crimes”, explicou o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Edval de Oliveira Novaes Júnior.

As ocorrências, que tiveram queda de 5% no período comparado, tendem a cair ainda mais nos próximos meses com a crescente utilização do Bilhete Único pelos passageiros. Outra ferramenta que poderá reduzir os índices, segundo as forças de segurança, é a implementação do botão do pânico nos ônibus.