DF: Metrô deve ficar fechado nesta segunda feira (20)

Os passageiros que costumam utilizar o metrô devem se preparar: assim como ocorreu durante o sábado (18/11) e o domingo (19), os trens devem ficar parados nesta segunda-feira (20). Segundo a empresa que opera o sistema, a greve dos metroviários impede o funcionamento do metrô de maneira segura.

De acordo com a companhia, apesar da decisão judicial que determina a disponibilização de 90% dos funcionários durante a paralisação, o Sindicato dos Metroviários do DF (Sindmetro-DF) não tem escalado os servidores para o trabalho.

A lista com a escala deveria ser enviada até as 14h do dia anterior ao funcionamento. O metrô afirma que neste domingo o pedido foi novamente ignorado – no sábado, a determinação já não havia sido cumprida.

Até a última semana, o metrô rodou em horário de pico – 6h às 10h e 16h30 às 20h30 – com 75% da capacidade. Servidores que ocupam cargos de chefia foram alocados na operação de trens para manter o sistema em funcionamento. Segundo a empresa, esse esquema não será mais realizado.

Greve

Os trabalhadores reivindicam recomposição salarial de acordo com a inflação e a nomeação de mais de 600 aprovados em concurso. O Governo do Distrito Federal já havia se comprometido a atender os pleitos da categoria desde a última greve dos metroviários, em 2015. No entanto, isso não ocorreu. O Executivo local afirma que não tem recursos para conceder os pedidos.

A greve dos metroviários é também o centro de uma ação de dissídio coletivo movida pelo Metrô-DF na Justiça do Trabalho. Na última semana, o Sindmetro-DF pediu a reconsideração da liminar que determina a disponibilização de 90% dos servidores durante a paralisação. O Metrô-DF apresentou réplica e o caso será analisado pelo desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran, do TRT-10.

Fonte: Portal Metrópoles