DF: Após testes, GDF e empresas de ônibus lançam sistema de biometria facial em toda a frota

Nesta terça-feira (21), às 9 horas, o governador Rodrigo Rollemberg lança oficialmente o sistema de biometria facial nos ônibus circulares do Distrito Federal. A tecnologia, que integra o programa Circula Brasília, visa oferecer mais segurança ao usuário, uma vez que apenas o titular das gratuidades poderá usar o benefício, além de reduzir o número de fraudes no sistema de transporte público coletivo do DF. O evento será no Palácio do Buriti.

O sistema de biometria facial funciona com câmeras instaladas acima dos validadores que captam as imagens do usuário e são enviadas ao banco de dados para a comparação com as fotos do cadastro no sistema, por meio de software. Caso seja identificado que não há coincidência entre o usuário e as fotos do cadastro, as imagens passam pela avaliação de um analista para que seja verificada se a ocorrência se deve a uma fraude no uso do benefício ou a outro fator a ser registrado.

De acordo com o cronograma, ainda neste mês, 500 ônibus rodarão com a biometria facial, e até fevereiro de 2018, a previsão é que 100% da frota das concessionárias, ou seja, cerca de 2,7 mil ônibus, esteja com o equipamento implementado.

Fonte: Agência Brasília