Goiânia: A vitrine da HP Transportes

HP Transportes - 20032
Por Rafael Martins

Por onde passam chamam a atenção, seja por suas cores vibrantes ou por seu estado de conservação. O ônibus é a vitrine de qualquer empresa de transporte coletivo, um cartão de visitas para uma cidade. Se o transporte coletivo funciona bem, a cidade idem.

Por sua excelência em gestão, a HP Transportes reconhece que manter sua frota impecável não trata-se de um gasto, mas sim um investimento. 

Um rigoroso e contínuo processo de manutenção evita surpresas na operação, regularidade no cumprimento da ordem de serviço, garante a satisfação dos funcionários e bem-estar dos passageiros, e todos saem ganhando neste processo.

HP Transportes - 20236

A HP tem como pilar a prática do 5S, o que pode ser visto em todas as dependências da garagem, desde a administração à manutenção.

Na manutenção da frota, prevalecem três pilares:

Senso de Utilização - Separar o que é útil do que não é. Melhorar o uso do que é útil.

Senso de Ordenação - Um lugar para cada coisa. Cada coisa no seu lugar.

Senso de Limpeza - Limpar e evitar sujar.

Garagem HP Transportes

Apesar de não ser considerada uma ecogaragem, por não ter sido construída e planejada de forma a atender os requisitos ambientais no ano de sua construção, a HP Transportes conduz seus projetos de responsabilidade socioambiental minimizando os efeitos que prejudicam o meio ambiente, decorrentes da parte operacional de qualquer companhia de ônibus, além de atuar com medidas de caráter preventivo e destinar adequadamente seus resíduos para centros de coleta.

HP 2 (54)

Nela, há controle de fumaça preta e utilização de diesel com menor teor de enxofre, estação de tratamento e reuso da água utilizada na lavagem de veículos, limpeza e controle dos pingos de óleo nos estacionamentos dos ônibus e sistema de lixeiras com coleta seletiva de resíduos orgânicos — vidros, metais, plásticos e papéis.

Reciclador de água (2)

As salas de lavagem e peças dos veículos foram planejadas para facilitar o descarte do óleo.

Frota impecável

O processo de manutenção veicular segue os mesmos padrões no que tange a manutenção preventiva e corretiva das demais empresas de ônibus. Um dos diferenciais da HP Transportes está na impecabilidade da apresentação de sua frota, com manutenção rotineira da lanternagem, alinhamento de portas, troca de bancos avariados, pintura das rodas e etc.

Veja algumas fotos dos processos:

Manutenção HP Transportes

Lanternagem HP Transportes

Toda a água utilizada nas lavagens dos ônibus (interna e externa) caem nas calhas que vão para os recicladores de água, e após tratada está pronta para ser reutilizada. O sistema de reuso da água permite uma economia de aproximadamente 5,2 milhões de litros por mês.

Limpeza HP Transportes

Com uma área de aproximadamente 40 mil m², a garagem central da HP Transportes é mais que um local para a manutenção e alocação da frota, mas sim um verdadeiro cartão de visitas. Além dos setores citados acima, a garagem também é equipada com:

- Calibrador de pneus à Nitrogênio– utilizado em 100% da frota;

- Subestação de Energia Elétrica de 13.800V e libera 220V

- Gerador de 170 KVA/ libera energia de 220 a 380V

- Dois recicladores de água com capacidade para tratar 10.000 litros/hora

- Oficina com canalização para drenagem de óleo usado

- Cabine de Pintura de peças avulsas, com sistema de tratamento de voláteis

- Tancagem com capacidade de armazenamento para: 1.000 litros de óleo diferencial; 1.000 litros de óleo para câmbio; 15.000 litros de óleo lubrificante e 120.000 litros de combustível.

Todos os tanques são externos, já que se for detectada alguma avaria no mesmo, a solução é rápida com impactos ambientais mínimos.

Com boas práticas de gestão, somado a uma rígida política de qualidade, a HP Transportes caminha para consolidar até 2021 sua cultura de excelência de gestão de negócios em transportes.