Goiânia: O que acontece durante o dia - e a madrugada - na garagem da Viação Reunidas?

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Por Rafael Martins

Para que os ônibus estejam nas ruas logo de madrugada, diversos profissionais mudam a rotina para garantir o bom funcionamento dos coletivos no dia seguinte. A garagem da Reunidas funciona 24h, sendo no período noturno o horário de movimento mais intenso no local.

A manutenção em qualquer empresa de ônibus é a continuidade do trabalho do fabricante e do recomendado por ele. Mas as empresas devem ter iniciativas e as revisões obedecem a padrões conforme as normas vigentes.

Viação Reunidas

Um processo padrão nas empresas que operam na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo - RMTC dá-se logo na chegada a garagem: os ônibus fora de operação, ao término de suas escalas, passam por uma vistoria inicial (interna e externa) e paralelamente têm os dados da operação transferidos para a central de dados do Sitpass.

No tráfego é por onde passam todos as demandas internas e externas da Reunidas. Os auxiliares de tráfego são responsáveis por diversos serviços como a operação do sistema GPS dos ônibus, recebimento dos dados dos validadores e escalação dos ônibus para operação do dia seguinte.

Na vistoria verifica-se também se há alguma avaria ou objetos esquecidos. Neste último caso, os objetos perdidos podem ser reavidos no posto do 'Tá na Mão', no Terminal Bandeiras.

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Os manobreiros realizam a movimentação interna dos veículos na garagem e também são os responsáveis por conferir a pressão dos pneus e o estacionamento final de cada veículo.

Manutenção rigorosa

Na Viação Reunidas o plano de manutenção leva em conta a quilometragem rodada, recomendação do fabricante dos componentes e política interna da empresa.

O ônibus termina sua escala planejada, e no recolhimento à garagem todos os dias são rigorosamente vistoriados. 

Os motoristas são questionados sobre o funcionamento do veículo, e caso haja alguma inconformidade, é aberto uma ordem de serviço e o ônibus é imediatamente direcionado para a manutenção providenciar os devidos ajustes e deixá-lo disponível para operação.

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Existem dois tipos de manutenção para a frota da Reunidas: a corretiva, e a preventiva.

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Dentro da manutenção corretiva, têm-se a programada e a não programada. 

A primeira refere-se ao atendimento de solicitações de problemas ocorridos no veículo no dia a dia e que não afeta diretamente sua performance na operação e ou desconforto ao usuário, tendo como exemplo as pequenas avarias na estrutura do carro, que geralmente são corrigidas no dia da preventiva do veículo.

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Na corretiva não programada são recolhidos os ônibus com problemas eletromecânicos que ocorrem durante a operação do veículo, ou seja, defeitos que o coletivo apresenta e não tem condições de cumprir a escala programada pela operação. 

Neste caso, o veículo é recolhido para garagem, onde fazem os devidos reparos necessários; e este ônibus retido é substituído por outro que compõe a frota reserva da Reunidas para executar a operação programada, sem prejuízo no atendimento para o passageiro.

Manutenção

A manutenção preventiva, diferente da corretiva, é um processo mais profundo e detalhado em que obrigatoriamente o ônibus a ser revisado precisa estar fora de escala de operação. 

Este tipo de manutenção obedece as quilometragens percorridas pelos ônibus, com um intervalo de 20.000 km entre uma e outra.

É feito uma inspeção geral em todos componentes do veículo, como:

Lubrificar catracas, eixo, pinos, jumelos, cardans, entre outros.

Verificar folgas, vigias, lanternas, farol, vazamento de ar, calaústre, cano corrimão, bancos, entre outros.

Revisar cubos de roda dianteiro e traseiro, funcionamento do motor, plataforma elevatória do cadeirante, entre outros.

Trocar lonas de freio, tambor de freio, filtros, óleos, pneus,  cruzetas, rolamentos, entre outros.

Quando o ônibus atinge 270.000 km, é feita a troca do motor.

Todo este trabalho da equipe da manutenção é para evitar a quebra dos veículos nas viagens e trazer transtornos aos usuários. Aliado ao cumprimento das escalas dos motoristas; o ICV - Índice de Cumprimento de Viagens - da Viação Reunidas é superior a 99% (contanto as casas decimais).

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Além de refletir diretamente na operação, a falta de priorização viária encarece o serviço de manutenção. 

Hoje um dos maiores custos para a Reunidas é com a manutenção da frota, haja vista que por falta de priorização viária, os ônibus passam por operação severa devido a grandes congestionamentos e demais transtornos, que acelera o desgaste das peças e componentes dos veículos.

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Com a reestruturação da gestão de processos através do Sian, a Reunidas passou por uma rigorosa adequação financeira do orçamento para a manutenção da frota, pois sempre há reajuste nos itens utilizados na reposição de vários itens que tem vida útil de acordo com o desgaste normal ou por quilometragem rodada.

Borracharia

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Os ônibus avariados, seja por conta de acidentes de trânsito ou por ação de vândalos, são totalmente recuperados nas dependências da garagem da empresa.

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Responsabilidade ambiental


Além de preservar a mata ciliar do Córrego Cascavel, todos os tanques de abastecimento são externos, já que se for detectada alguma avaria no mesmo a solução é rápida com impactos ambientais mínimos.

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Toda a água utilizada nas lavagens dos ônibus (interna e externa) caem nas calhas que vão para os recicladores de água, e após tratada está pronta para ser reutilizada.

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Todos os produtos usados na lavagem dos ônibus, seja externo ou interno, são biodegradáveis, 100% ecológicos. Os veículos são dedetizados a cada 15 dias quando se tem a manutenção geral.

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Antes de iniciar a lavagem interna, alguns cuidados são tomados: os equipamentos eletrônicos, como o GPS e os validadores são cobertos com uma capa plástica para não serem molhados. 

Esta medida de precaução é fundamental, pois gotas de água podem afetar o pleno funcionamento dos equipamentos. Além disso, não joga-se água onde localiza-se o itinerário auxiliar lateral. A limpeza nestes locais são feitas manualmente.

Este é um procedimento padrão não só na Reunidas, mas em todas as concessionárias da RMTC. 

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Na lavagem interna, os responsáveis usam uma mistura de sabão neutro e desengraxante nos balaústres, bancos e janelas. O composto além de evitar alergias nos que usam diariamente os ônibus, possibilita a limpeza de fuligens, poeira, suor e algumas bactérias. 

Para as pichações internas um removedor específico é usado. Na área externa, a parte vandalizada recebe nova pintura.

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Periodicamente, os elevadores são desmontados, lavados e lubrificados novamente para o uso. A medida dá-se em função do uso rotineiro, além de eliminar partículas que podem afetar o pleno funcionamento do equipamento de acessibilidade.

Lavador

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Na lavagem externa há duas formas: a manual (porém mais detalhada) e a automática (nos lavadores).

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A lavagem manual ocorre quando o ônibus está escalado para a manutenção, seja corretiva ou preventiva. A limpeza é geral, desde interna até o motor.

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A lavagem automática ocorre no processo de limpeza noturno diário. A lavagem interna e externa dos ônibus que vão circular no outro dia dura cerca de 15 min. 

A lavagem noturna tem que ser rápida porque o ônibus vai rodar no outro dia, então lava-se o piso, degraus, janelas e lava-se externamente no lavador automático. 

Como a frota é grande, começa-se a lavar às 18h30 e termina 03h40 da manhã. Às 04h20 sai o primeiro ônibus da garagem para a operação.

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É um trabalho complexo que reflete na qualidade do transporte coletivo. Todo este processo, sem dúvida, é um serviço invisível aos olhos dos usuários, mas notório por seus resultados.

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