Goiânia: HP Transportes busca consolidar sua cultura de excelência de gestão

HP Transportes - 20042
Por Rafael Martins

A busca pela excelência da HP pode ser dividida em três ciclos importantes.

O primeiro, entre 1999 e 2005, com a adoção do Programa 5S com reflexos na eficiência da gestão e política de qualidade com um modo simples de melhorar as relações e o ambiente no trabalho, simplificando procedimentos, otimizando recursos e o seu tempo, resultando em melhor desempenho profissional e de serviços.

O segundo ciclo, de 2006 a 2010, focou-se em uma gestão integrada aliando qualidade e o meio ambiente com as certificações ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.

Isto significa que com o ISO 9001, a HP Transportes estabeleceu uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade e que está gerenciando seu negócio de tal forma que assegura que as suas necessidades estejam compreendidas, aceitas e atendidas; com a adoção de uma padronização nas práticas de gestão expressos em processos internos, procedimentos operacionais, rotinas e normas operacionais e administrativas e etc; conforme a cadeia de valores da HP.

O ISO 14001 garantiu o equilíbrio e proteção ambiental, prevenindo a poluição e os potenciais problemas que esta poderia trazer para a sociedade e economia. Este certificado simboliza que determinada empresa tem preocupação com a natureza e possui responsabilidades com o meio ambiente.

Entre 2011 e 2016, no terceiro ciclo buscou-se um alinhamento do sistema de gestão integrado ao modelo de excelência de gestão.

Agora a HP tem como meta até 2021 consolidar a sua cultura de excelência de gestão.

Planejamento como regra máxima

Em um setor cercado de adversidades e dinamicidade, como o de transporte urbano, o planejamento estratégico na HP Transportes é regra máxima para a saúde da companhia.

Apesar do plano de ações ser extremamente definido, isto não significa que a empresa esteja blindada das ações e crises externas, porém as mesmas chegam em menor impacto.

O sistema estratégico da HP Transportes passa por cinco fases:

- A primeira é o planejamento que consiste em análises de ambiente externo e interno, com um posicionamento estratégico alinhado a missão, valores, visão e políticas da empresa em que há a definição das perspectivas entre ao agentes envolvidos (acionistas, clientes, sociedade, processos internos e etc) onde traça-se os objetivos com seus respectivos indicadores e fatores de risco e de sucessos para a construção de um mapa estratégico em que elabora-se diretrizes com os respectivos orçamentos dentro da realidade financeira da empresa;

- A segunda trata-se de colocar em ação todo o plano estratégico, que é anual;

- A terceira fase procura monitorar os resultados das ações executadas;

- A quarta fase são os ajustes e revisões no plano a partir dos monitoramento dos resultados.

- Uma última etapa, que encerra este ciclo do planejamento estratégico, é uma reunião de análise crítica de todas as ações, internas e externas, realizado em março quando finda o cronograma do mapa estratégico. É com base nesta reunião, que vê-se os pontos fortes a serem mantidos e consolidados, corrigir os pontos fracos e não repetir erros.


Mais que usuários, são clientes

A HP atende 28,6% da demanda de passageiros da Região Metropolitana de Goiânia, correspondendo em média 4 milhões de passageiros transportados por mês.

Considerando o foco da empresa na satisfação do cliente, realiza-se anualmente a Pesquisa de Avaliação da Qualidade do Serviço, identificando a importância estabelecida para cada atributo, bem como percepção quanto a satisfação do serviço.

Responsabilidade

O caminho para consolidar e manter a excelência passa por responsabilidades sociais, ambientais e culturais. Para a HP Transportes, seus colaboradores não são meros funcionários, mas são motivados a acreditar que são agentes transformadores da sociedade. A palavra-chave na empresa é motivação.

Algumas práticas sociais: Programa Recode, Escola de Formação de Motoristas, Coral Vozes da HP, Semana Cultural, Programa Coletivo de Aprendizado e Formação de Brigadistas.

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A certificação ISO 14001:2004 é uma consequência das práticas ambientais promovidas pela HP, tais como: Semana do Meio Ambiente, Programa de Incentivo ao Motorista – PRIMO, Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais – LAIA, Programa Despoluir, Central de Resíduos.

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A padronização dos processos na HP também vale para os fornecedores. Para a empresa, o desempenho dos fornecedores é fator de grande impacto na execução dos processos internos que tem como objetivo: Estabelecer diretrizes e definir os procedimentos para o suprimento de bens e serviços, Relacionamento com os fornecedores, Gestão dos produtos adquiridos.

A organização acompanha continuamente o fornecedor, promovendo melhorias, capacitação e avaliação. A partir dos resultados de desempenho, ações são tomadas para continuidade ou suspensão do vínculo.

As premiações da HP Transportes são reflexo e também uma consequência natural da sua excelência em gestão.