Goiânia: Prefeito defende escalonamento de horários em evento sobre mobilidade urbana

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, participou na tarde desta quinta-feira, 28, da abertura da quinta edição do “Vamos falar sobre isso”, evento do Grupo Jaime Câmara que tem o objetivo de discutir vários temas importantes da sociedade.

E dessa vez, terão dois painéis até o início da noite, no Anfiteatro do Grupo, no Setor Serrinha, para discutir a “Mobilidade Urbana e o Transporte Coletivo”. A proposta é trazer um raio x dos problemas e apresentar iniciativas e soluções para melhorar a mobilidade das pessoas na região metropolitana de Goiânia, além de propor incentivos ao transporte coletivo em relação ao individual.

Em seu discurso, Iris adentrou o centro do debate e propôs o escalonamento de horários entre diversos segmentos como indústria, comércio, faculdades e escolas para diminuir os congestionamentos de carros e facilitar a utilização dos ônibus na cidade.

“Precisamos mudar o comportamento das pessoas e ordenar as atividades urbanas, no sentido de pensar no deslocamento dentro da nossa cidade. Temos mais de 50 atividades de classe e quase todas começam e terminam nos mesmos horários. Evidente que não há rede de transporte que seja eficiente para uma enorme demanda em determinado período e ociosidade em outros”, destaca.

Ainda sobre a iniciativa, Iris comentou que teve este pensamento ao observar a experiência em outros países como China e Japão, que já adotam a medida há décadas e o resultado tem sido positivo com aumento da produtividade nas grandes cidades. O prefeito tem o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) para discutir e implantar o sistema na capital.

Antes de terminar o discurso, o prefeito enalteceu o Grupo Jaime Câmara por promover o evento que auxiliará bastante o poder público na busca de melhorias que irão refletir diretamente na qualidade dos serviços do transporte público.

O evento traz cinco especialistas no assunto, o diretor executivo da RedeMob Consórcio, Leomar Avelino; a chefe da Divisão Latino-Americana da Associação Internacional de Transporte Público, Eleonora Pazos; o diretor técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, André Dantas; o especialista em Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Renato Boareto; e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Dimas Barreira.

Fonte: Prefeitura de Goiânia