Goiânia: Com responsabilidade socioambiental, HP reconhece e premia motoristas por condução ecológica de sua frota

HP Transportes - 20249
Por Rafael Martins

O Programa de Incentivo ao Motorista (Primo), desenvolvido pela HP Transportes, chega em mais uma edição com recordes e metas alcançados desde a implantação do programa em 2012.

Por meio do Primo, a empresa desenvolve medidas de redução de impacto ambiental ao mesmo tempo em que premia e reconhece o compromisso de seus motoristas com a iniciativa.

Segundo a HP, em 5 anos ela deixou de emitir mais de 5.871 toneladas de CO2 na atmosfera. Só na última edição foram mais de 2.267 toneladas.

Para reconhecer o empenho de todos, a HP destacou em busdoors os motoristas que obtiveram os melhores resultados, os quais representam os demais condutores comprometidos com o programa.

O programa é dividido em duas metas. Na primeira, a dupla de motoristas que conduz cada veículo deve ficar atenta ao rendimento do combustível. Nessa etapa, o biodiesel economizado é convertido no valor do litro do combustível. Já a segunda meta depende exclusivamente do esforço individual dos participantes, pois nela são avaliados itens sobre a conduta profissional.

Apesar da meta primária ser divida em dupla, o desempenho de cada motorista na economia de combustível é avaliado individualmente, já que compara-se o diesel utilizado por cada um nos dois turnos de trabalho.

Os itens da segunda meta correspondem às condutas do motorista como: não envolver-se em acidentes com ônibus da empresa, não ter multas de trânsito, ter total disponibilidade para o trabalho, não ter registro de reclamação sobre sua conduta além de ter afinidade com as políticas e normas da empresa, no qual um questionário é feito para tal avaliação.

Para a empresa, o trabalho do motorista tem relação direta com os impactos no meio ambiente. Com este pensamento, a HP demonstra aos profissionais a importância do que chama-se de 'condução verde ou ecológica’, ou seja, dirigir de forma sustentável.

Entenda mais sobre o funcionamento do programa na visão dos próprios funcionários da HP.