Anápolis: Entenda o projeto dos corredores de ônibus

URBAN - 80888
Por Rafael Martins

O projeto dos corredores de transporte coletivo vai priorizar a mobilidade dos meios de locomoção de massa da cidade, abrindo vias de uso exclusivo e prioritário para os ônibus. O projeto começa nas principais avenidas da cidade, onde passam quase todas as linhas do sistema.

Com os corredores de ônibus, as viagens serão mais rápidas, melhorando a fluidez do trânsito e aumentando a qualidade de vida de quem usa o transporte público. Ao ganhar agilidade e eficiência, o transporte público fica mais atrativo para todos os usuários e a cidade toda ganha.

Com este projeto a cidade respeita as diretrizes e objetivos da Lei de Mobilidade Urbana, Lei n°12587 de 2012, que prevê a igualdade na utilização das vias, dando preferência e prioridade ao pedestre, ciclista e ao transporte público de passageiros.

Não basta investir em infraestrutura nem só em operação do sistema. A melhoria da prestação dos serviços de transporte coletivo passa por ações conjuntas que visem, simultaneamente, as duas vertentes.

Fique por dentro!

O projeto de mobilidade executado pela Prefeitura trata somente da construção dos viadutos na Avenida Brasil?

Não. As obras dos dois viadutos da Avenida Brasil compõem um grande projeto de mobilidade, no qual integra um conjunto de obras e ações para reestruturar 47 km de vias do transporte coletivo, financiados em R$ 74 milhões pela Caixa Econômica Federal através do Programa Pró-Transporte.

Quais são as avenidas que contemplam o projeto?

As avenidas Brasil Norte e Sul, Universitária, Pedro Ludovico, Presidente Kennedy/Fernando Costa, São Francisco/JK, que são naturalmente corredores do transporte coletivo, porém sem qualquer prioridade para os ônibus.

A exceção é somente na Avenida Brasil Sul, porém a prioridade é distinta.

Enquanto a faixa de ônibus, sentido Daia/Centro vai da CMTT até a rotatória do Hospital Municipal (6 km), no sentido oposto a faixa começa no final da Rua Eng. Portela e vai até a CMTT (4,6 km).

O que são corredores de ônibus?

Os corredores de ônibus são uma parte da rua ou avenida que deverão ser usados apenas pelos ônibus. O projeto básico destes corredores contempla a implantação de faixas de tráfego exclusivas para os ônibus nas Avenidas Brasil Norte e Sul; e Universitária e com faixas preferenciais à direita da via nas Avenidas Pedro Ludovico; JK / São Francisco e Presidente Kennedy/Fernando Costa com melhorias nos pontos de ônibus e calçadas.

Por que implantá-los?

Em Anápolis, automóveis transportam apenas 20% do total de passageiros, mas ocupam 60% do espaço disponível nas vias públicas. Já o ônibus, responsável por levar 70% dos usuários, fica com 25% do espaço. Por isso, é importante dar prioridade ao transporte que leva mais pessoas.

É benéfico para o ônibus e para o carro, uma vez que os corredores do transporte não representam diminuição de espaço para os demais veículos, mas sim uma reorganização espacial no trânsito em que a convivência de carros e ônibus será harmoniosa, pois cada um terá seu espaço.

Como irão funcionar os corredores exclusivos e preferenciais do transporte coletivo?

No corredor exclusivo das avenidas Brasil Norte e Sul, e Universitária será permitido o tráfego somente de ônibus, já que a faixa e os pontos de parada serão junto ao canteiro central da via.

Nas faixas preferenciais a serem implantadas à direita da via nas demais avenidas, os outros veículos também podem transitar, desde que respeitem a preferência do transporte público. Em ambos os corredores, a sinalização vertical e horizontal indicará a prioridade da via para uso dos ônibus.

As vias do centro de Anápolis terão prioridade para os ônibus?

As vias da região central que têm a função de distribuição dos passageiros em mais de uma dezena de pontos de parada no Centro, também receberão obras de mobilidade semelhante ao dos demais corredores, resguardado suas particularidades, uma vez que possibilitam o acesso ao Terminal Urbano que se configura como o mais importante elemento da rede de transporte coletivo, já que praticamente todas as linhas ali se integram

Os corredores diminuirão o tempo de viagem dos ônibus?

Sim, pois a prioridade do ônibus nas avenidas representa um menor tempo de viagem para o usuário, já que elas serão mais rápidas por não terem conflito dos ônibus com os demais automóveis nas vias devido a uma faixa de tráfego dedicada somente ao transporte coletivo.

Isto significa menor tempo de viagem, maior rapidez e regularidade dos horários dos ônibus, além de melhor organização dos embarques e desembarques dos usuários, conferindo maior conforto e segurança

Com as mudanças é possível uma economia de até 10 minutos no percurso nas faixas de ônibus. O sistema vai beneficiar mais de 90% das linhas do transporte coletivo e atinge diretamente pelo menos 100 mil pessoas que utilizam os ônibus todos os dias.

Por que foi feito o avanço dos pontos de ônibus nas Avenidas Fernando Costa e Presidente Kennedy?


Para que o embarque e desembarque seja feito sem que o ônibus saia da faixa exclusiva. Esta foi a solução mais adequada, pois não impõe aos ônibus a necessidade de adentrar e sair de baias que exigem uma fiscalização recorrente para garantir a regulamentação de proibição de parada, além da dificuldade de os mesmos retomarem a faixa de rolamento em regime de fluxo constante.