Anápolis: Corredor de ônibus da Avenida Brasil ganhará 10 mil ipês amarelos

Urban - 81141
Enquanto são finalizadas as obras do Plano de Mobilidade Urbana no curso da Avenida Brasil, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, começa a executar o novo projeto paisagístico, que vai contemplar o ajardinamento e o plantio de 10 mil pés de ipê amarelo na via. Nesta sexta, 22, em frente a Vipal – Repal reparadora de pneus, no Bairro São João, a partir das 9h30, começa a ser criado um corredor (dos dois lados) que será o maior cartão postal da cidade e um dos maiores do gênero no país, quando será plantada a primeira de milhares mudas.

O ato que celebra o Dia da Árvore, comemorado na véspera, e a chegada da primavera, contará com a presença de estudantes da rede municipal de ensino e da Faculdade Fama. Com a participação deles, a cada três metros haverá um plantio. A espécie é considerada símbolo da flora brasileira e dará um panorama muito colorido, de norte a sul, no principal eixo da cidade. O tipo amarelo foi o escolhido, por ter uma das cores da bandeira do Brasil.

Essa será a primeira ação efetiva do Pró-Água, idealizado nesta gestão e responsável por políticas públicas de sustentabilidade. O coordenador do projeto e diretor de Limpeza Urbana, Parques e Jardins, da Secretaria de Meio Ambiente, Antônio Zayek, acredita que, entre quatro e cinco anos, as primeiras floradas já poderão ser observadas.

“Além de ser muito bonita, esse tipo de arborização está adaptada ao ciclo da chuva”, disse, salientando que depois de estabelecido, em torno de um ano depois de plantado, o ipê da mata, como é conhecido, não necessita de ser irrigado. “Ele é endêmico do cerrado”, completou.

Nesse momento, o poder público municipal conta com o apoio do laboratório Brainfarma. Outros parceiros são aguardados para expandir a ideia e levar árvores frutíferas do nosso bioma à outras regiões da cidade.

Fonte: Prefeitura de Anápolis