Entorno DF: BRT e transporte sobre trilhos para o Entorno Sul em pauta na ANTT

UTB - 1840
Por Rafael Martins

Estudos para implantação de um BRT ou transporte sobre trilhos entraram na pauta da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, conforme deliberação publicada hoje (8) no Diário Oficial da União.

A ANTT deverá realizar estudos de planejamento de transportes entre o Distrito Federal e os municípios do Entorno Sul, envolvendo análise comparativa aprofundada de alternativas de transporte em massa de passageiros que considerem os modos rodoviário, incluindo o BRT, e ferroviário, e posterior elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da alternativa mais adequada.

O referido projeto atenderá às populações dos municípios goianos de Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental e Novo Gama, que formam a região conhecida como Entorno Sul do Distrito Federal. Hoje mais de 140 mil pessoas deslocam-se diariamente entre a região e o Distrito Federal. A previsão é que em 2020, quase 200 mil pessoas façam o trajeto. A BR-040 é o principal corredor de transporte do Entorno Sul, e responde pelo tráfego em uma região fortemente adensada.

A ANTT designou a Superintendência Executiva do órgão como responsável pela articulação institucional junto ao Ministério das Cidades e a outras instituições pertinentes para viabilizar a contratação dos estudos apontados.

Caberá a Superintendência de Serviços de Transporte de Passageiros - SUPAS, a responsável técnica pela ANTT, na condução dos estudos de oferta e demanda dos passageiros, simulando as alternativas dos modais de transporte com respectiva análise comparativa.