DF: Sudeco e Metrô-DF iniciam entendimentos para parcerias em transporte sobre trilhos

Por Rafael Martins

Desenvolvimento de ações comuns na infraestrutura de transporte sobre trilhos no Distrito Federal, Entorno e na Região da Ride foram pautas de um encontro nesta quarta-feira (7) entre o superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, e o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, para iniciar entendimentos que objetivarão formar parcerias entre os órgãos para concretizar essas ações.

Os planos de uma rede de transporte sobre trilhos ligando o DF ao Entorno, constam no programa de mobilidade urbana distrital, o Circula Brasília. Estas ações de integração já estavam previstas no PDTU - Plano Diretor de Transporte Urbano do DF, elaborado em 2010.

Segundo a Sudeco, a próxima reunião deverá contar com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, quando os planos de uma parceria técnica entre a Superintendência e o Metrô-DF deverão ser discutidos.

Paralelo a isto, esta semana a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, determinou que iniciem estudos de planejamento de transportes entre o Distrito Federal e os municípios do Entorno Sul, envolvendo análise comparativa aprofundada de alternativas de transporte em massa de passageiros que considerem os modos rodoviário, incluindo o BRT, e ferroviário, e posterior elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da alternativa mais adequada.