Anápolis: Passe Livre Estudantil é lançado, prazo para solicitar o benefício será anunciado em breve

Por Rafael Martins

O procedimento para a realização do cadastro do Passe Livre Estudantil (PLE), benefício concedido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Governo (Segov) é simples. Estudantes matriculados em escolas públicas e particulares ou universidades têm direito à passagem grátis no transporte coletivo.

O único requisito para o estudante ter acesso ao PLE é possuir o Passe Escolar da Urban. Caso o estudante não seja cadastrado no sistema da Urban ou não renovou seu cartão, clique aqui.

A previsão para Anápolis é que sejam realizados 15 mil cadastros, com estimativa de custo mensal de R$ 650 mil e de R$ 3,3 milhões até dezembro deste ano.

As datas de inicio e fim do cadastro serão anunciadas pela Secretaria de Governo, gestora do Programa Passe Livre Estudantil.

Serão concedidas 48 viagens por mês para cada aluno, não acumulativos, isto é, a quantidade consumida em um mês será reposta no mês seguinte. O programa atende somente os meses regulares de ensino, ficando de fora o mês de julho e parte do mês de dezembro, sendo pago nesses meses somente os dias informados pela instituição de ensino.

Perguntas frequentes sobre PLE

Quem pode ter o benefício?

Estudantes que estão regularmente matriculados em uma Instituição de Ensino. Além disso, é necessário que o aluno (a) tenha cadastro ativo na Urban através do Passe Escolar.

O Passe Livre Estudantil tem validade?

Sim, enquanto o estudante estiver regularmente matriculado em uma rede de ensino.

Quantas viagens são fornecidas pelo PLE?

O programa assegura ao estudante duas viagens gratuitas via transporte coletivo, por dia, para ir e voltar da instituição de ensino. 

O estudante poderá ser contemplado com até 48 viagens mensais, que serão fornecidas de acordo com os dias letivos de cada Instituição de Ensino.

Os créditos do PLE acumulam de um mês para outro?

Não, o benefício é pago de acordo com a sua utilização, visando completar a diferença das 48 viagens mensais.

O Passe Livre Estudantil pode ser utilizado em qualquer dia, horário ou linha de ônibus?

As regras de utilização são as mesmas do Passe Escolar da Urban, onde é necessário informar previamente o itinerário das linhas que o estudante utiliza.

Onde e quando fazer o cadastro?

As datas de início e fim do cadastro serão anunciadas pela Secretaria de Governo, gestora do Programa Passe Livre Estudantil.