DF: Prazo para troca do cartão Bilhete Único pelo Cartão Cidadão encerra nesta segunda (31)

Por Rafael Martins

A partir de 1º de agosto, os cartões conhecidos como "Bilhete Único" serão bloqueados. Esses cartões serão substituídos, gratuitamente, pelo cartão Cidadão, com CPF vinculado. Não há qualquer alteração para os usuários que possuem os cartões Estudantil (PLE), Especial (PNE), Cidadão ou Vale-Transporte.

A medida está sendo tomada para dar mais segurança aos usuários, pois, quando o cartão conhecido por “Bilhete Único” quebra, é perdido ou roubado, os créditos não podem ser recuperados, pois não estão vinculados a nenhum nome ou CPF e o Cartão Cidadão possui a rastreabilidade por meio do cadastro do CPF, o que dá mais segurança aos usuários.

O DFTrans diz que a iniciativa também visa evitar fraudes no sistema, pois muitos cartões “Bilhete Único” são comercializados indevidamente e o fraudador não pode ser identificado também pelo fato de o cartão não ser nominal.

Onde fazer a troca:

- Postos do SBA/DFTrans da Rodoviária do Plano Piloto, Galeria dos Estados,  de Sobradinho e de Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

- Postos do BRT do Gama, de Santa Maria e do Park Way, de segunda a domingo, das 5h às 22h.

Cartão Bilhete Único


O cartão foi lançado em março de 2015, quando começou a cobrança de tarifa no Expresso DF Sul.

O Bilhete Único, não exige cadastro prévio e é encontrado em qualquer posto do Sistema de Bilhetagem Automática ou no BRB.

No entanto, por não necessitar de registro, se o perder, o usuário não consegue bloquear o cartão nem recuperar o saldo.