DF: Faixas exclusivas serão liberadas nesta sexta-feira (30)

Por Rafael Martins

As faixas exclusivas da W3 Sul e Norte e Setor Policial Sul, de responsabilidade do Detran, e da EPTG e EPNB, de responsabilidade do DER, estarão liberadas da 0h às 23h59 de sexta-feira (30/06), em função da greve geral organizada pelas centrais sindicais. 

A proibição de tráfego restringe-se ao corredor exclusivo do BRT, que liga Gama e Santa Maria ao Plano Piloto. 

Está mantido o sentido único da Estrutural, das 6 às 9 horas, sentido Plano Piloto, e das 17h30 às 19h45, em direção a Ceilândia. Também não houve alterações na faixa reversa da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), no trecho entre Torto e Colorado.

A liberação das faixas é para minimizar os transtornos decorrentes da paralisação confirmada dos rodoviários e metroviários que vão aderir a greve geral, e irão cruzar os braços por 24h. Cerca de 1 milhão de passageiros que dependem dos ônibus, e 160 mil do Metrô devem ser afetados com a paralisação.

Os movimentos sociais e centrais sindicais convocaram uma greve geral nacional contra a reforma da Previdência, mudanças na legislação trabalhista propostas pelo governo Michel Temer, além de pedirem as Diretas Já.