
Por Rafael Martins
Devido a uma decisão judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, a greve prevista para amanhã está suspensa. O fato decorreu-se após a Urban entrar na Justiça contra o Sittra para barrar a paralisação do serviço de transporte. Sendo assim, os ônibus da Urban operam normalmente nesta segunda-feira.
Em caso de descumprimento da decisão, o Sittra terá de pagar uma multa diária de R$ 10 mil. Segundo a decisão do TRT, em caso da greve seguir adiante, a frota em circulação deverá ser de 80% nos horários de pico; e 50% nos entrepicos.
Reivindicações
O Sindicato quer uma correção salarial de 10%, enquanto a Urban oferece como contraproposta 4,69%, equivalente à reposição inflacionária no ano.
Além disso o Sittra reivindica o reajuste de 25% sobre o ticket alimentação, 3% de anuidade, além do plano de saúde, benefício que segundo a entidade sindical era oferecido pela TCA.
Neste caso, a Urban firmou convênios com cinco clínicas de saúde na cidade, porém o Sittra diz que não é suficiente.
Audiência no TRT
Nesta sexta-feira (09), Urban e Sittra estiveram presentes na audiência de conciliação no TRT.
O Tribunal quando acatou a ação ajuízada pela Urban considerou a greve da categoria ilegal. O presidente da entidade sindical, Adair Rodrigues, disse que as negociações entre o Sittra e a Urban continuam abertas; e que a paralisação prevista nesta segunda (12) está suspensa.