DF: Recanto das Emas e Samambaia Norte recebem novas linhas de ônibus

Recanto das Emas e Samambaia Norte recebem novas linhas de ônibus
Para melhorar o transporte coletivo no Recanto das Emas, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) implementa, a partir desta terça-feira (2), a separação das linhas da região em relação ao Riacho Fundo II.

A partir de agora, dois itinerários seguem diretamente para o Plano Piloto. Samambaia Norte também passa a ter mais opções de trajeto.

No caso do Recanto, a linha 871.3 sai direto para às vias W3 Sul e Norte. A 874.4, por sua vez, parte com destino à Rodoviária do Plano Piloto (e vice-versa). Nenhuma dessas duas linhas passa pelo Riacho Fundo II e ambas funcionam durante o horário de pico.

As adaptações foram feitas com base em estudos técnicos da autarquia, motivadas por demandas da população. “Os usuários reclamavam que os ônibus saíam lotados e, quando chegavam ao Riacho Fundo II, não era possível embarcar ninguém”, explica o diretor-técnico do DFTrans, Márcio Antônio de Jesus.

As duas cidades reúnem condição de ter linhas de ônibus independentes em razão do aumento da demanda. “A população cresceu muito na área por causa da criação do Parque do Riacho”, conta o diretor-técnico.

O empreendimento a que ele se refere integra o programa Habita Brasília, do eixo Morar Bem.

Reforço do transporte no Riacho Fundo II

A adequação de itinerários estabelece também o reforço em até 34 viagens/dia do Riacho Fundo II para a Plano Piloto. No sentido inverso, serão mais 32 viagens. As linhas incrementadas são as seguintes:

0.811 — Riacho Fundo II (QS 18) — Caub II/W3 Sul Norte (EPNB) — aumento de 11 para 23 viagens/dia

0.882 — Riacho Fundo II (QS 18) — Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-SIG) — aumento de uma para 20 viagens

870.1 — Riacho Fundo II (QS 18 – Caub II) — Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) — aumento de 24 para 27 viagens

A ampliação da capacidade de transporte ocorre também com troca de tecnologia, como explica o diretor-técnico do DFTrans. “Para isso, colocamos 11 ônibus articulados a mais em circulação”, afirma.

Samambaia Norte também ganha mais opções de trajeto

Com a inauguração do terminal de Samambaia Sul, em 21 de abril deste ano, foi possível redistribuir as linhas para Samambaia Norte.

A divisão leva em consideração o melhor aproveitamento dos veículos. “A estação de Samambaia Sul fica bem localizado e permite que sejam feitas mais viagens em percurso mais curto”, defende Márcio Antônio.

Para isso, serão seis novas linhas, que saem do terminal de Samambaia Sul, seguem para Samambaia Norte e chegam ao Plano Piloto. São elas:

373.7 — Terminal SAM Sul / SAM Norte (Quadra 425 / 1ª Avenida) —Rodoviária do Plano Piloto (EPNB/Eixo)

373.9 — Terminal SAM Sul / SAM Norte (Quadra 425 / 2ª Avenida) — Rodoviária do Plano Piloto (EPNB/Eixo)

380.7 — Terminal SAM Sul / SAM Norte (Quadra 425 / 1ª Avenida) — Rodoviária do Plano Piloto (EPTG)

380.9 – Terminal SAM Sul / SAM Norte (Quadra 425 / 2ª Avenida) — Rodoviária do Plano Piloto (EPTG)

391.7 — Terminal SAM Sul / SAM Norte (Quadra 425 / 1ª Avenida) — W3 Sul/Norte (EPNB/Parkshopping)

391.9 — Terminal SAM Sul / SAM Norte (Quadra 425 / 2ª Avenida) — W3 Sul/Norte (EPNB/Parkshopping)

Aterro Sanitário de Brasília ganha linha exclusiva

Nesta terça-feira (2), passa a vigorar também a linha 366.2, que faz o itinerário Circular Terminal Samambaia Norte — Aterro Sanitário de Brasília.

Ela faz viagens no início da manhã e fim da tarde, com o objetivo de atender os servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que trabalham no espaço recém-inaugurado.

Para receber todas as mudanças elaboradas pelo DFTrans, a Plataforma D da Rodoviária do Plano Piloto passará por adequações dos boxes. Com isso, será possível dar mais fluidez às 28 linhas que operam no local.

Fonte: Agência Brasília