Goiânia: Empresas negociam com Caixa financiamento para novos ônibus

HP Transportes - Nova Frota
O sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia deve ganhar novos ônibus ainda neste ano. Segundo a recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), as empresas devem viabilizar a aquisição de 80 novos veículos em até 90 dias. 

Atualmente, as quatro empresas concessionárias, com exceção da Metrobus, negociam com a Caixa Econômica Federal o financiamento para que possa fazer a compra dos carros. Não está certa ainda, por outro lado, quantos ônibus serão adquiridos, já que as concessionárias esperam que isso venha da própria CMTC, a partir de estudo técnico.

Até agora, a HP Transportes, é a que está com negociação mais adiantada com a instituição financeira. O diretor executivo da RedeMob, Leomar Avelino, explica que não se sabe também qual a tipologia da frota que deve ser adquirida, se articulado ou convencional, por exemplo, ou mesmo como ela será utilizada no sistema da região metropolitana.

“A CMTC precisa nos dizer ainda como será essa frota e se será para substituir ônibus antigos ou aumentar o que temos hoje, de cerca de 1.300 fora a Metrobus. Também se são os ônibus do BRT Norte-Sul, ou para um outro serviço complementar. Estamos aguardando”, afirma.

Fonte: O Popular