Entorno DF: Extensão do Expresso DF Sul para Luziânia ganha novos contornos

Por Rafael Martins

A extensão do BRT Expresso DF Sul, ligando Santa Maria à Luziânia, retoma a discussão na agenda do Governo de Goiás. O BRT consiste na implantação de um sistema de transporte com operação regulada por sistema de planejamento, gestão e controle operacional inteligente, circulando em faixa exclusiva e preferencial, com veículos e estações de padrão diferenciado, com embarque em nível e pagamento antecipado nas estações.

O referido projeto atenderá às populações dos municípios goianos de Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental e Novo Gama, que formam a região conhecida como Entorno Sul do Distrito Federal. Hoje mais de 140 mil pessoas deslocam-se diariamente entre a região e o Distrito Federal. A previsão é que em 2020, quase 200 mil pessoas façam o trajeto. A BR-040 é o principal corredor de transporte do Entorno Sul, e responde pelo tráfego em uma região fortemente adensada.

Ao Jornal Opção, Lêda Borges (PSDB), responsável pela Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho de Goiás, e também considerada uma liderança na região, informou que o Ministério das Cidades deve liberar cerca de R$ 5 milhões para a conclusão dos estudos de viabilidade técnica e ambiental.

Entretanto, a secretária respalda que o valor é suficiente para concluir o projeto executivo do BRT. “É uma obra que lutamos há muito… Região do Entorno Sul tem 800 mil habitantes. Esperamos por muito tempo, é uma das grandes expectativas da população, porque é da qualidade de vida dos cidadãos que estamos falando. O transporte público atual não está à altura dessa população toda”, lamentou durante entrevista ao Jornal Opção.

Durante o lançamento do Programa Goiás na Frente na última quinta-feira (30/03), o ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou que o Governo Federal tem trabalhado para viabilizar o projeto do BRT que ligará o Entorno do Distrito Federal a Brasília. “Gostaria aqui de comunicar a todos que nós vamos pagar o projeto para consolidar no futuro a execução da obra do BRT que conecta todo o Entorno à capital federal. Esse é um anúncio muito especial a todos os prefeitos daquela região. Estamos nos debruçando para nos próximos meses cuidar com muito afinco desse tema.”