DF: Caesb desfaz ligação clandestina em garagem de empresa de ônibus

A Caesb encontrou uma ligação clandestina na rede de água da garagem de ônibus da empresa São José, na área especial do Setor de Oficinas em Brazlândia, no Distrito Federal. A Companhia de Saneamento Ambiental chegou à rede clandestina na manhã desta quinta-feira (13), após denúncia anônima, e confirmou a irregularidade.

Para retirar a ligação ilegal foi preciso desligar a água de toda a rua, já que a rede foi feita com uma tubulação mais grossa, que tem maior vazão. Segundo a Caesb, a água era furtada há pelo menos dois anos e a empresa vai ter que pagar pela água utilizada ilegalmente, além de responder criminalmente pelo ato.

Os técnicos da Caesb informaram ainda que parte da água desviada era usada para lavar os ônibus, e o restante, armazenado em um reservatório.

A assessoria da empresa São José diz que começou a usar a garagem há pouco tempo, e que sabia que a ligação era irregular, sem hidrômetro. A companhia diz que "aguardava a instalação autorizada".

A Caesb estima que existam no Distrito Federal cerca de 32 mil ligações com "potenciais consumos não autorizados". Somados, os "gatos" desviam 680 milhões de litros por mês, levando a um prejuízo mensal de R$ 2,7 milhões.

Fonte: G1 DF