Anápolis: Câmara vai debater transporte coletivo na próxima semana

Urban - 80489
Por Rafael Martins

A Câmara Municipal de Anápolis irá debater o transporte coletivo na próxima terça-feira (25). A audiência pública de iniciativa do vereador Domingos Paula de Souza (PV) será realizada às 09h, no Plenário Teôtonio Vilela. 

O parlamentar é presidente da Comissão de Urbanismo, Transporte, Obras, Serviços e Meio Ambiente da Câmara, e justifica a sessão para discutir os problemas inerentes ao transporte municipal.

Discursos na tribuna

Esta semana o vereador Mauro Severiano (PSDB) anunciou irá protocolar um projeto de lei com o objetivo de autorizar o transporte alternativo. Além disso estuda outra propositura, que caso aprovada, tornará obrigatório que qualquer aumento da tarifa do transporte coletivo seja apreciado antes pelos vereadores.

Vilma Rodrigues (PSC) apresentou um projeto de lei, em tramitação, que dispõe sobre o benefício da gratuidade no sistema de transporte coletivo para grupo de pessoas, levando em conta a condição física, idade e renda familiar. A proposta é conceder passe livre às pessoas com deficiência mental, física, auditiva e visual, desde que permanente, e que tenham renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários mínimos. 

O projeto estabelece ainda que pessoas com câncer terão direito ao transporte público gratuito no período do tratamento. O passe livre também beneficiaria pessoas com idade entre 60 e 65 que tenham renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários mínimos.

O vereador Pedro Mariano (PRP) mostrou preocupação com os cobradores, pois segundo ele existe a conversa de que a categoria pode ser extinta devido ao sistema ter bilhetagem eletrônica.